No próximo dia 7 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Bahia (SBD-BA) realizará o Mutirão do Dezembro Laranja, uma ação que visa prevenir, diagnosticar e encaminhar casos suspeitos de câncer de pele. A iniciativa, parte de um esforço nacional, ocorrerá simultaneamente em Salvador e Alagoinhas, das 9h às 15h, com atendimento gratuito à população.
Ação de prevenção e encaminhamento
Mais de 50 dermatologistas experientes estarão presentes para realizar exames em busca de sinais ou lesões suspeitas da doença. Caso identificado, o paciente será encaminhado para tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) no mesmo local do atendimento. Além disso, orientações de prevenção contra o câncer de pele serão repassadas.
A presidente da SBD-BA, Dra. Lorena Marçal Sant’Ana, destaca a importância do diagnóstico precoce: “O câncer de pele é o mais comum do mundo. O melanoma, em especial, pode ser fatal se não diagnosticado no início. A prevenção é essencial: proteger-se dos raios solares com roupas, chapéus e óculos de sol, evitar exposição solar entre 10h e 16h, usar protetor solar e realizar consultas anuais com um dermatologista.
Dados na Bahia - De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), em 2024, foram registrados 1.994 casos de câncer de pele não melanoma e 234 casos de melanoma no estado, com dados atualizados até setembro.
O número de óbitos também chama atenção, com 1.460 mortes relacionadas ao câncer de pele em 2024; 341 mortes por melanoma e 1.119 mortes por outros tipos de câncer de pele.
Os atendimentos acontecerão em Salvador no Hospital Aristides Maltez, Hospital Santa Izabel (Santa Casa da Bahia) e Hospital Santo Antônio (Obras Sociais Irmã Dulce). Em Alagoinhas, o atendimento ocorrerá na Policlínica Municipal de Alagoinhas.
A campanha é um alerta sobre a prevenção do câncer de pele, incentivando cuidados diários com a exposição ao sol e a busca por orientação médica em caso de lesões suspeitas.
A participação no mutirão é gratuita, e o foco dos atendimentos será exclusivamente em lesões suspeitas de câncer de pele. Não serão tratadas outras condições dermatológicas durante a ação. Além da detecção precoce, o evento é uma oportunidade para a população acessar orientações de especialistas e garantir encaminhamentos adequados, especialmente em um estado como a Bahia, onde a alta incidência de radiação solar torna os cuidados preventivos ainda mais cruciais.