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Projeto ensina crianças a unir educação financeira e sustentabilidade

Projeto ensina crianças a unir educação financeira e sustentabilidade
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

06/10/2025 12:05pm

Foto: Divulgação / Colégio São Paulo

Planejar o orçamento, evitar desperdícios e pensar no impacto das próprias escolhas no planeta. Esses são alguns dos aprendizados que alunos do Ensino Fundamental do Colégio São Paulo, unidade Tempo de Criança, estão vivenciando com o projeto “Dinheiro não dá em árvore”, que alia educação financeira e sustentabilidade.

A iniciativa surge em resposta a dados preocupantes. Segundo o SPC Brasil, 56% dos jovens da Geração Z compram por impulso, 47% não controlam seus gastos e 75% não se preparam para a aposentadoria. Para mudar esse cenário, a proposta busca inserir o tema desde cedo no cotidiano das crianças, mostrando que dinheiro é fruto de esforço e planejamento, assim como os recursos naturais, que também precisam ser preservados.

Mais do que aprender a somar, subtrair ou identificar moedas, os estudantes participam de atividades práticas e reflexivas, como feiras de trocas, oficinas de reaproveitamento e simulações de compra e venda em sala de aula.

“Essas vivências estimulam questionamentos essenciais para a formação de hábitos saudáveis. Queremos formar uma nova geração de cidadãos conscientes, capazes de planejar seus gastos, tomar decisões responsáveis e entender que o planeta também tem limites. Educar financeiramente é, ao mesmo tempo, educar para a sustentabilidade”, explica Sônia Alban, pedagoga e coordenadora do Ensino Fundamental do colégio.

A metodologia do projeto é orientada pelos 5Rs da sustentabilidade:

  1. Repensar hábitos de consumo e descarte;

  2. Recusar produtos prejudiciais ao meio ambiente ou à saúde;

  3. Reduzir o consumo excessivo;

  4. Reutilizar objetos no dia a dia;

  5. Reciclar materiais com potencial de nova utilidade.

A ideia é mostrar que pequenas atitudes, multiplicadas, geram impacto positivo tanto no orçamento familiar quanto no meio ambiente — preparando as crianças para escolhas mais conscientes no futuro.