Aos mestres, com carinho
Foto: Arquivo Pessoal “Aqui, escrevo não como em um quadro de escola que possa ser apagado, mas relembrando histórias e pessoas que guardo com cuidado, como qu...
Foto: Arquivo Pessoal
Para Virgínia Lucas, a Educação Infantil acontece em ambientes que respiram curiosidade, movimento e natureza. À frente da unidade Aquarius do Colégio Anchieta, ela defende que os espaços escolares sejam pensados como ambientes preparados, capazes de se reorganizar conforme o interesse das crianças e de estimular a convivência, a pesquisa e a autonomia.
Na matéria, Virgínia descreve uma proposta pedagógica que valoriza o contato direto com a natureza, com bosques, áreas externas e materiais sempre acessíveis. Ateliês, cantos de investigação, pátios transformados em laboratórios naturais e mobiliários adequados ao tamanho das crianças fazem parte de um cotidiano onde brincar e aprender caminham juntos.
Segundo ela, mais do que estruturas fixas, a intenção pedagógica é permitir que a criança ande, escolha, observe, compare, arrisque e construa o próprio percurso, em um ambiente que favoreça a imaginação, a experimentação e o desenvolvimento integral.
Saiba mais sobre a opinião de Virgínia e das demais fontes dessa matéria acessando a edição completa no nosso site!
Confira através do link: Let's Go Educação.
Foto: Arquivo Pessoal “Aqui, escrevo não como em um quadro de escola que possa ser apagado, mas relembrando histórias e pessoas que guardo com cuidado, como qu...
Foto: Arquivo Pessoal “A escola do século XXI precisa compreender que inclusão não se resume à matrícula. Exige acolhimento, mediação de conflitos, formação co...
Foto: Arquivo Pessoal Educadora, empreendedora social e especialista em Educação Inclusiva, Acessibilidade e Libras, Carolina Videira defende que a inclusão de...