Instituto lança ebook gratuito sobre os vinhos do Vale do São Francisco
Foto: Divulgação / Vinhovasf O Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (VINHOVASF) lançou nesta terça-feira (27) um ebook gratuito dedicado à vitivinicultu...
Foto: Divulgação / UVVA
A Vinícola UVVA inaugura um novo capítulo em sua trajetória de pesquisa e desenvolvimento do terroir da Chapada Diamantina com o lançamento do Viognier UVVA 2024, o primeiro vinho da casa elaborado com essa casta, que vem ganhando destaque no mercado brasileiro e internacional.
As uvas foram colhidas em um vinhedo exclusivo a 1.280 metros de altitude, em uma área até então inexplorada pela vinícola. Localizada 130 metros acima do atual vinhedo, a nova área apresenta temperaturas mais amenas, mantendo, no entanto, a marcante amplitude térmica da região — fator decisivo para a construção da identidade e do caráter deste novo rótulo.
Para preservar a expressão varietal da Viognier, a vinificação seguiu um método clássico, com fermentação prolongada em baixa temperatura, realizada em tanques de inox e sem passagem por barrica. O resultado é um vinho que valoriza o frescor e a tipicidade da uva.
“Chegamos a um vinho de perfil elegante, fresco, equilibrado e delicado, em que sobressaem o frescor, a tipicidade e a expressão das características do varietal”, explica o enólogo-chefe da UVVA, Marcelo Petroli.
Além do aspecto enológico, o lançamento representa um movimento estratégico da vinícola. “Mais do que a introdução de uma nova variedade, de um novo terroir e da adoção do fechamento em screw cap, este rótulo reforça o compromisso da UVVA com a inovação, a pesquisa, a excelência técnica e o desenvolvimento do terroir local”, destaca o CEO da UVVA, Fabiano Borré.
O Viognier UVVA está disponível na loja física da vinícola, em Mucugê (BA), e na adega digital da UVVA.
Inaugurada em março de 2022, na Chapada Diamantina, município de Mucugê (BA), a Vinícola UVVA possui 52 hectares de vinhas cultivadas a mais de 1.150 metros de altitude, aos pés da Serra do Sincorá.
Inserida em um cenário de paisagens exuberantes, a vinícola se beneficia de um microclima tropical singular, com temperaturas mais amenas no inverno e amplitude térmica de até 20 °C em um mesmo dia durante o período de colheita. Aliado ao solo franco-argilo-arenoso, esse conjunto de fatores permite a produção de vinhos frescos, autênticos, equilibrados e elegantes.
A UVVA oferece visitas guiadas com enólogos, experiências de degustação e conta com o restaurante Arenito, dedicado à cozinha contemporânea.
Foto: Divulgação / Vinhovasf O Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (VINHOVASF) lançou nesta terça-feira (27) um ebook gratuito dedicado à vitivinicultu...
Foto: Freepik Ao completar 50 anos de atuação, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) anuncia uma iniciativa histórica para a viticultura nacional...
Foto: Acervo Pessoal Após um ano de expansão em Balneário Camboriú, o Club Boss está de volta à capital baiana e marca seu retorno com um coquetel exclusivo qu...