Vinhos

Instituto lança ebook gratuito sobre os vinhos do Vale do São Francisco

Instituto lança ebook gratuito sobre os vinhos do Vale do São Francisco
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

29/01/2026 4:55pm

Foto: Divulgação / Vinhovasf

O Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (VINHOVASF) lançou nesta terça-feira (27) um ebook gratuito dedicado à vitivinicultura da região. O material reúne dados atualizados sobre produção, variedades de uvas, áreas cultivadas e apresenta perfis das empresas que atuam no território, além de contextualizar a paisagem da caatinga e os aspectos históricos que moldam o Vale do São Francisco como um terroir singular no cenário mundial.

Segundo o diretor executivo do VINHOVASF, Rodrigo Fabian, a publicação surge a partir de uma demanda do próprio setor. “É uma ferramenta pensada para profissionais da área, estudantes, educadores, comunicadores, enoturistas e para quem se interessa pelos vinhos brasileiros”, afirma.

Com curadoria do enólogo Euclides Neto e da jornalista Paula Theotonio, o ebook Vinhos do Vale do São Francisco tem 38 páginas e foi desenvolvido a partir de pesquisas e entrevistas com vinícolas e instituições parceiras, como a Embrapa Semiárido e o IF-SertãoPE. A publicação conta ainda com uma seleção de imagens que ajudam a traduzir visualmente o território. Uma versão em inglês está prevista para 2026, voltada ao público internacional.

“Este é o primeiro de uma série de projetos que buscam comunicar, de forma clara e acessível, a relevância do Vale do São Francisco, hoje a segunda maior região produtora de vinhos e derivados da uva no Brasil”, destaca Fabian. O download do ebook é gratuito, por meio de link disponibilizado pelo Instituto.

Localizado entre Bahia e Pernambuco, às margens do Rio São Francisco e inserido no bioma caatinga, o Vale do São Francisco se destaca por suas condições climáticas específicas. Atualmente, as empresas da região processam cerca de 90 milhões de toneladas de uvas destinadas à produção de vinhos finos e de mesa, tranquilos, frisantes, espumantes, sucos e outros derivados.

Desde 2022, os vinhos e espumantes da região contam com a Indicação de Procedência Vale do São Francisco (IP-VSF), a primeira do mundo voltada exclusivamente para vinhos finos e espumantes produzidos em zonas tropicais. Diferentemente das regiões de clima temperado, o Vale permite mais de um ciclo vegetativo da videira por ano, graças à irrigação e ao clima semiárido, possibilitando colheitas contínuas ao longo dos meses.

A IP-VSF também foi a primeira indicação geográfica brasileira fora da região Sul e a integrar municípios de dois estados: Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista (PE), além de Casa Nova e Curaçá (BA). Essa diversidade territorial reflete-se no perfil dos vinhos, que vai de brancos leves e aromáticos a tintos mais estruturados, passando por rosés variados e espumantes de diferentes estilos.

Fundado em 2003, o Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (VINHOVASF) atua no fortalecimento do setor vitivinícola do Submédio São Francisco, com foco na articulação institucional, captação de recursos e conquista de incentivos fiscais. O Instituto foi protagonista no processo que resultou na obtenção da Indicação de Procedência Vale do São Francisco.

Além disso, o VINHOVASF desenvolve ações de promoção dos vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva da região no Brasil e no exterior, participando de feiras, palestras, visitas técnicas e iniciativas voltadas à divulgação das características produtivas e da diversidade de estilos do Vale.