Foto: Divulgação / SeturBA
Os vinhos produzidos no município de Morro do Chapéu, localizado na zona turística da Chapada Diamantina, ganharam destaque nacional ao conquistarem importantes premiações na Grande Prova Vinhos do Brasil 2025 — a maior e mais conceituada competição do setor no país. Os rótulos Ferro Doido Malbec, da vinícola Vaz, e Reconvexo Reserva Syrah, da vinícola Reconvexo, receberam 92 pontos e medalha de ouro na degustação às cegas realizada na semana passada, no Hotel Vila Galé, no Rio de Janeiro, com mais de mil rótulos participantes de diferentes regiões produtoras.
A vinícola Reconvexo se destacou ainda mais ao conquistar outras três medalhas de ouro com os rótulos Vila do Ventura Barriguda, Vila do Ventura Estrada Real e Tom de Marselan, todos avaliados com 91 pontos. Já a vinícola Vaz também foi premiada com a medalha de prata pelo Chapada Diamantina Sauvignon Blanc, que alcançou 90 pontos.
A cerimônia de premiação acontecerá durante a Wine South América 2025 (WSA), maior feira de negócios do setor na América Latina, entre os dias 6 e 8 de maio, em Bento Gonçalves (RS), na Serra Gaúcha.
Para o produtor Jairo Vaz, proprietário da vinícola Vaz, os resultados representam um marco para os vinhos da região e para o crescimento do enoturismo na Bahia. “As medalhas de ouro nos credenciam, ainda mais, como produtores de vinho na nova rota do enoturismo brasileiro. É uma emoção indescritível. Isso demonstra que estávamos no caminho certo quando decidimos iniciar a produção na Chapada”, declarou.
As conquistas foram celebradas pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), que apoia o setor por meio da Rota do Vinho da Chapada Diamantina, projeto desenvolvido em parceria com os produtores locais. Segundo o secretário Maurício Bacelar, “essas premiações reforçam a qualidade dos vinhos da região e mostram que o enoturismo já é uma realidade, com vinícolas estruturadas como Vaz, Reconvexo, Santa Maria e Sertania, em Morro do Chapéu, e a UVVA, em Mucugê”.