A Espanha se destaca como o líder mundial em área plantada com uvas e é o terceiro maior produtor de vinhos do mundo, ficando atrás apenas da Itália e da França. No Brasil, o país ibérico está conquistando seu espaço e já ocupa a quinta posição em volume, com cerca de 8,5 milhões de garrafas em 2022, e a sexta em valor, atingindo US$ 17 milhões, de acordo com dados da Product Audit. Esses números têm potencial para crescer ainda mais, à medida que a Espanha aumenta sua presença no mercado brasileiro.
Apesar do crescimento, a Espanha ainda é uma novidade para muitos consumidores brasileiros, o que gera um grande interesse por parte dos importadores. Para descobrir novidades para seus catálogos, muitos importadores visitam feiras, como a FENAVIN, que ocorre a cada dois anos em Ciudad Real, a cerca de uma hora de Madrid.
Ciente do potencial do mercado brasileiro, a FENAVIN - Feira Nacional del Vino, está promovendo dois eventos no Brasil nos dias 7 e 9 de novembro, em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente, para apresentar a próxima edição da feira. Para o evento, o Sr. Miguel Ángel Valverde, Presidente da Excelentíssima Diputación Provincial de Ciudad Real e também Presidente da FENAVIN, virá ao Brasil, acompanhado por várias figuras públicas, incluindo o Presidente da Câmara Oficial de Comércio, Indústria e Serviços da província de Ciudad Real, entre outros.
A última edição da FENAVIN, realizada em 2023, foi impressionante, ocupando 30 mil metros quadrados, com 5.734 expositores e 117 mil visitantes, todos profissionais do setor. Dentre eles, mais de 19 mil eram compradores, sendo mais de 14 mil espanhóis e mais de mil internacionais, vindos de 100 países. Além disso, o evento ofereceu 74 palestras, degustações guiadas e mesas redondas.
A organização da feira informou que durante o evento foram realizados um total de 519.807 contatos comerciais, com um estimado de 106 milhões de Euros em negócios concretizados. A próxima edição da FENAVIN está programada para maio de 2025 e promete ser um grande sucesso.