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Consumo de vinhos em alta no Brasil

Consumo de vinhos em alta no Brasil
Da Redação

Da Redação

21/06/2021 3:15pm

O investimento em vinho tem um crescimento de 10 a 12% ao ano, sem grandes oscilações", explica Cláudio Martins , da Martins Wine Advisor. São cada vez mais os investidores a reconhecer o potencial de investir em "fine wines". Em 2012, um relatório do Barclays Wealth and Investment Management, serviço do Barclays Bank para clientes com rendimentos elevados no Reino Unido, constatou que mais de um quarto de todos os indivíduos com alto patrimônio líquido possuía uma coleção de vinhos correspondente a pelo menos 2% da sua riqueza.

Ainda com base em dados publicados no Reino Unido, o Índice de Investimento de Luxo, Knight Frank, indicou que na última década, os ativos de "fine wines" cresceram 147% e o Wealth Report de 2017 revelou que o vinho teve um desempenho superior a outros ativos de luxo naquele ano.

"Com as crescentes incertezas no mercado e receio de uma recessão, os "fine wines" tornaram-se um ativo cada vez mais popular para os investidores experientes. "Acredito que será um diferencial muito interessante para os grandes investidores brasileiros poderem ter a possibilidade de entrar na compra de ativos de vinhos", afirma Cláudio Martins.

No Brasil a história não é diferente, o mercado de vinhos no País registrou um crescimento de 5% no primeiro quadrimestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Ideal Consulting - empresa de auditoria de importação e inteligência de mercado, especializada no segmento de bebidas e alimentos.

Ao todo foram comercializados 105,3 milhões de litros da bebida, englobando o que foi vendido pelas vinícolas brasileiras e o total da importação de vinhos e equipamentos no período. Nos primeiros quatro meses do ano foram comercializados 100,2 milhões de litros.

"Estes dados demonstram o grande potencial ainda a ser explorado no Brasil e o quanto os investidores nacionais podem lucrar com este requintado produto, que agrada a todos os paladares. Tenho a oportunidade de apresentar vinhos especiais a pessoas que podem realmente apreciar a sua verdadeira qualidade, a sua história e o seu caráter", finaliza Cláudio.



Sobre a MWA: Fundada em 2014 por Cláudio Martins e Micaela Martins Ferreira, a Martins Wine Advisor presta serviços de consultoria em vinhos ao mercado HORECA, consumidor privado e consumidor final, bem como ao segmento corporate. A empresa nascida no Reino Unido, onde viviam e trabalhavam os responsáveis, passou a operar em definitivo em Portugal em 2018. Foi considerada por dois anos consecutivos - 2019 e 2020 - numa lista de três mil empresas, como a Wine Advisory Service of the Year, no Reino Unido e o CEO, Cláudio Martins, foi distinguido pela revista CEO, como um dos 20 mais dinâmicos CEOs do Reino Unido em 2020. Representante dos mais caros e raros vinhos do mundo à disposição dos investidores e colecionadores, o Liber Pater e o Boerl & Kroff, a Martins Wine Advisor é também a responsável pela presença em Portugal da OENO, empresa dedicada à área de investimentos em vinhos finos. A MWA engloba atualmente uma carteira de mais de duas dezenas de clientes internacionais e nacionais. Mais informações em https://www.martinswineadvisor.com.