Foto: Marcello Fontes
Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20, mais uma edição do projeto Vai Turismo, no Espaço Mário Cravo, na Casa do Comércio. Com foco na promoção e desenvolvimento da cadeia turística baiana, o encontro, realizado pelo sistema CNC Fecomércio, Sesc e Senac, que reuniu autoridades do turismo e imprensa, faz parte da integração do turismo nacional neste ano de 2025. A Revista Let'sGo Bahia participou do encontro e trocou uma ideia com Maurício Bacelar sobre os rumos e novidades do turismo baiano. Confira:
"A Bahia é um dos principais pólos de atração turística do país. Ainda esta semana o Ministério do Turismo publicou os números do turismo internacional, onde o Brasil pela primeira vez na história, assumiu a liderança na atração de turistas internacionais da América do Sul", afirmou Mauricio Bacelar, Secretário de Turismo da Bahia. De acordo com ele, ainda, pela primeira vez, a Bahia ultrapassou a Argentina e o destaque nesses números, foi exatamente o crescimento do estado na atração de turistas internacionais. O primeiro lugar dos Estados no ranking ficou com SP, RJ, seguido do RS, que tem uma proximidade física com esses principais mercados emissores de turistas para o Brasil, que é a América Latina. Nesse âmbito, então, a Bahia possui o turismo rodoviário muito forte e que, segundo Bacelar, é muito difícil nós competirmos.
O que virá pela frente nesse semestre agora, alguma novidade em especial?
"Nós estamos preparando já. A Bahia está preparada para a alta estação, nós estamos pronto pois, temos trabalhos capacitados para mão de obra nas zonas turísticas. Nós temos também, obras turísticas sendo implementadas que vão dar segurança e conforto aos visitantes e também um trabalho de promoção ao destino Bahia aliado a captação de voos na promoção por exemplo, nos últimos 15 dias nós recebemos aqui na Bahia quase que 2000 agentes de viagens e operadores de turismo nacionais e internacionais que, vieram conhecer não só nossos atrativos, mas também viver as experiências. Eventos como estes são de extrema importância para colocar na veia a venda de viagens pelo país, isso tudo aliado a uma captação de voos", conclui.
Uma boa notícia é que a Azul Linhas Aéreas, anunciou que na alta estação vai dobrar o número de voos que ela tem para a Bahia, em uma ação conjunta do governo do estado com a companhia aérea