Foto: Jefferson Machado/GovBA
O São João no Pelourinho, que começou na última sexta-feira (21), encerra hoje com um balanço positivo para todos os envolvidos. Com o tema "São João da Bahia: O Maior do Mundo é Nosso", os eventos nos largos do Pelourinho, Quincas Berro D’Água, Pedro Archanjo, nas praças Tereza Batista e Terreiro de Jesus, e na Sala de Reboco atraíram cerca de 150 mil pessoas ao Centro Histórico de Salvador, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
O Pelourinho, além de ser um cartão postal de Salvador, reafirmou-se como um grande centro cultural e histórico durante os festejos. Para muitos turistas, como Ricardo Gonçalves, que veio com a família do Rio de Janeiro, o São João na capital baiana foi uma experiência inesquecível: “aqui é patrimônio do mundo. Quando pensamos em Salvador, vem logo essa imagem na nossa cabeça. Todo mundo envolvido nessa festa está de parabéns”.
Segurança Reforçada
Com o apoio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur), o evento contou com estratégias integradas de várias secretarias e órgãos estaduais para garantir a segurança. Um efetivo de 7.552 servidores, incluindo 5.932 policiais militares, esteve responsável pelo monitoramento da festa, complementado pelo uso de câmeras de vigilância com reconhecimento facial.
Assistência Médica
A unidade de saúde montada na Praça da Sé registrou oito atendimentos médicos, incluindo aferição de pressão arterial, casos de embriaguez e mal-estar. Felizmente, não houve registros de agressões físicas.
O São João no Pelô encerra deixando uma marca positiva para baianos, turistas e comerciantes, reafirmando o evento como um dos mais importantes e seguros do calendário festivo de Salvador.