Foto: Jefferson Peixoto
A Prefeitura de Salvador dará início neste sábado (1º) aos festejos de Santo Antônio, integrando as celebrações juninas no Centro Histórico. Este ano, as comemorações ganham destaque especial pelos 430 anos da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo, a primeira igreja do Brasil dedicada ao santo casamenteiro.
A programação começa oficialmente às 19h30 com eventos na Paróquia, localizada no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, e a abertura da vila gastronômica no adro da igreja. No local, barracas e food trucks oferecerão uma diversidade de comidas e bebidas para soteropolitanos e turistas. Também será inaugurado o Bazar da Paróquia.
A partir do primeiro dia, estendendo-se até 15 de junho, acontece a 9ª edição do projeto Antônios no M.E. Ateliê da Fotografia, situado na Ladeira do Boqueirão. A exposição, que já foi apresentada no Porto, Portugal, exibe obras em homenagem a Santo Antônio e estará aberta ao público de sexta a domingo, das 16h às 19h.
"Esse projeto já existia antes do ateliê. Minha relação com Santo Antônio vem da infância. Ao chegar ao bairro Santo Antônio Além do Carmo, nosso compromisso cresceu, tornando necessário dar mais atenção e espaço para sua construção. Hoje, o projeto é uma tradição para o bairro e a cidade", explicou o fotógrafo e curador Mário Edson.
Nos dias 11, 12 e 13 de junho, o artista Rodrigo Guedes abrirá sua casa na Rua Direita do Santo Antônio para o tradicional oratório em homenagem ao santo. O tema deste ano é "Santo Antônio, a Bahia te Festeja com Alegria". As celebrações incluem uma procissão às 19h do dia 11, precedida pelo Coral do Mosteiro de São Bento.
A programação musical contará com shows de forró pé de serra, iniciando no dia 8 no Adro da Igreja do Santo Antônio e se estendendo por diversos pontos do Centro Histórico, como o Coreto Musical Santo Antônio e a Estação de Forró São João, no Largo do Cruzeiro do São Francisco.
No dia 13 de junho, data dedicada a Santo Antônio, a igreja realizará a missa de consagração do novo altar, a partir das 6h, com a presença do Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil. Após a missa, haverá uma procissão pelos bairros de Santo Antônio e Barbalho, seguida da Trezena Campal.
Além das exposições e quermesses, os festejos incluirão uma feira de artesanato e gastronomia todos os dias.