Fotos: Thuane Maria / GOVBA
A temporada de cruzeiros 2024/2025 teve início oficial na Bahia na manhã desta segunda-feira (4), com a chegada do MSC Seaview ao Porto de Salvador, uma embarcação de grande porte com capacidade para mais de cinco mil passageiros. O navio, que partiu de Santa Cruz de Tenerife, na Espanha, segue ainda hoje para Ilhéus, levando a bordo turistas brasileiros e estrangeiros que desembarcaram na capital baiana. Os visitantes foram recepcionados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) com a tradicional hospitalidade baiana: baianas distribuindo fitinhas do Bonfim e uma apresentação da banda de percussão Muzenza.
“Salvador é simplesmente encantadora! A energia da cidade e a receptividade das pessoas tornam a experiência única”, comentou a turista paulista Lourdes Pama, que visitou a Bahia pela primeira vez.
Nesta temporada, nove navios, incluindo o Costa Diadema, Costa Pacifica, MSC Grandiosa e MSC Splendida, realizarão mais de 200 roteiros, com previsão de 82 atracações nos portos de Salvador e Ilhéus até 23 de abril de 2025. Além disso, destinos como Porto Seguro, Itacaré e Cairu serão incluídos nos itinerários, atraindo cerca de 300 mil turistas ao estado, com paradas em pontos paradisíacos como Morro de São Paulo, Trancoso e Abrolhos.
A chegada desses cruzeiros promete um impacto positivo na economia local, movimentando hotéis, restaurantes, lojas e outras atrações. “A Bahia tem uma mistura de história, cultura e beleza natural que impressiona. É uma viagem inesquecível. É a primeira vez que estou passando por aqui e pretendo aproveitar cada minuto”, destacou Mônica Monetta, psicóloga de São Paulo.
A coordenadora dos postos de atendimento da Setur, Patricia Seabra, explicou que a temporada já havia sido inaugurada na semana passada com a chegada do SH Vegas, que aportou pela primeira vez na Bahia. “Receber navios como o MSC Seaview, que é de grande porte, é extremamente importante para nossa economia e para o fortalecimento dos nossos pontos turísticos. Estamos muito animados e com grandes expectativas para essa temporada”, afirmou Patricia, destacando o impacto positivo do turismo de cruzeiros para o estado.