Cidade e turismo

Salvador Bahia Airport leva título de Aeroporto Mais Sustentável do Brasil pelo segundo ano consecutivo

Salvador Bahia Airport leva título de Aeroporto Mais Sustentável do Brasil pelo segundo ano consecutivo
Da Redação

Da Redação

09/06/2021 10:15am

Pelo segundo ano consecutivo, o Salvador Bahia Airport foi apontado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como o mais sustentável do Brasil. O aeroporto, que é integrante da rede VINCI Airports, conseguiu a pontuação mais alta na sua categoria (mais de 5 milhões de passageiros/ano) no Prêmio “Aeroportos Sustentáveis”, levantamento realizado pelo segundo ano seguido pela Agência.  

O Salvador Bahia Airport também obteve a maior pontuação entre todas as categorias, atingindo o score de 89,96%. A média para a sua categoria foi de 71,9%. A pontuação é calculada a partir do cumprimento de determinados critérios estabelecidos pela Anac. As notas mais altas foram obtidas em: gestão da mudança climática, gestão da energia elétrica, gestão da qualidade do ar local e gestão hídrica.  

“Essa conquista só foi possível porque temos a preservação do meio ambiente no centro da nossa estratégia de negócios. A transição para a aviação sustentável é uma dinâmica comum para todos os aeroportos da rede VINCI Airports”, explica Yann Le Bihan, diretor técnico do Salvador Bahia Airport. 

Desde o início da Concessão, em janeiro de 2018, o Salvador Bahia Airport vem se destacando por suas ações ambientais. Ele foi o primeiro do Brasil a instalar de uma usina solar, a não dispensar resíduos sólidos em aterro sanitário e ser zero efluente. Também recebeu o selo de “Aeroporto Verde” do Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe (ACI-LAC). 

O reconhecimento obtido pelo Aeroporto é fruto da política ambiental da VINCI Airports. Ela estabelece metas ambiciosas para todos os seus aeroportos e emprega soluções concretas. Entre elas estão a redução da pegada de carbono e do consumo de água potável em 50%, e a não dispensação de resíduos sólidos para aterro sanitário. 

Um passo adiante

O Salvador Bahia Airport continuará inovando e avançando na área ambiental. Além de projetos bem-sucedidos como a usina solar (a de maior potencial de geração de energia limpa dentro da rede VINCI Airports) e a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), com 99,5% de eficiência, outros foram implantados recentemente e 12 novas soluções concretas estão em fase de estudo para implantação ainda este ano. 

Um exemplo é a iniciativa que reaproveita a água de condensação do sistema de ar-condicionado. O projeto, que entrou em operação em 2021, vai permitir que o Aeroporto economize mais de 15.000 m³ de água por ano. “Nosso time está sempre em busca de oportunidades para melhorar nossa performance ambiental”, aponta Yann Le Bihan.