A receita turística de Salvador teve um crescimento expressivo de 54% nos primeiros sete meses de 2024, atingindo R$ 11,4 milhões, em comparação com os R$ 7,4 milhões registrados no mesmo período de 2023. De acordo com o Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), cerca de 5,2 milhões de visitantes passaram pela capital baiana nesse período.
O mês de junho foi particularmente significativo, com aumentos de 68% na receita turística e 14,5% no fluxo de visitantes, em relação ao ano anterior. Pedro Tourinho, titular da Secult, atribui esses resultados aos investimentos da Prefeitura de Salvador em fortalecer eventos e atrações que ultrapassam a sazonalidade do verão. “Em junho, especificamente, fortalecemos a região do Centro Histórico com a tradicional trezena de Santo Antônio, no Carmo, que mobiliza milhares de pessoas, e com uma agenda cultural e musical única, atraindo visitantes do Brasil e do mundo para viver a nossa cidade”, afirmou.
Além disso, o observatório identificou um aumento de 41% na movimentação de passageiros internacionais no aeroporto de Salvador, incluindo embarques e desembarques, e um crescimento de 20% no total de passageiros na rodoviária da cidade.
Foto: Fernando Antônio Fotos