Cidade e turismo

Pela 1ª vez, Salvador receberá festival internacional sobre tecnologia e mobilidade

Pela 1ª vez, Salvador receberá festival internacional sobre tecnologia e mobilidade
Da Redação

Da Redação

29/09/2021 12:35pm

Discutir mobilidade, tecnologia e futuro nas chamadas “cidades inteligentes", mostrando como as pessoas se movem, para onde estão olhando, e quais são as inovações que já estão acontecendo. Essa é a proposta do Festival Welcome Tomorrow Experience, cuja realização em Salvador, de 4 a 6 de novembro, marca a retomada dos eventos presenciais na capital baiana.

De formato híbrido, o festival terá atividades presenciais envolvendo as ações de mobilidade e tecnologia implantadas em Salvador, e remotas, como palestras e apresentações. Entre as atrações divulgadas nesta terça-feira, 28, estão experiências pelas ruas da cidade, atividades ao ar livre, passeio ciclístico, test drive de carros elétricos, palestras e shows musicais. Tudo será transmitido para mais de 20 países, incluindo na Dubai na Expo 2020, uma das maiores feiras sobre mobilidade e sustentabilidade do mundo.

“Será uma mescla entre shows culturais, apresentações de conteúdo e interação com a cidade. As interações são voltadas a criar um ambiente de conexão para a gente pensar de que forma podemos construir uma cidade melhor do que ela já é, e mostrar, também, o que Salvador pode ensinar ao mundo”, explica Flávio Tavares, fundador do Welcome Tomorrow.

Além de marcar o retorno das atividades presenciais em Salvador e para o próprio festival, após ter sido realizado de forma 100% online em 2020, a edição na capital baiana também representa um outro marco. É a primeira vez, em nove anos, que a Welcome Tomorrow será realizada fora de São Paulo.

“Salvador é um local de grande efervescência cultural, capital das startups no Nordeste, segundo Associação Brasileira de Startups, reconhecida como a cidade da música pela Unesco e a primeira capital com plano diretor de tecnologia (...) A ideia é mostrar Salvador como referência para os países que a gente vai transmitir. É mostrar que é uma cidade que vibra, efervescente, se conecta e tem propósito”, esclarece Flávio Tavares, sobre o motivo de ter escolhido Salvador para sediar o evento.

Presente na apresentação do Festival, junto com os secretários de Turismo e Mobilidade, Fábio Mota e Fabrizzio Muller, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, comemorou a realização na capital baiana e destacou as inovações em tecnologia implantadas na cidade, como os sistemas informatizados da Transalvador, o aplicativo CittaMobi e os ônibus elétricos em fase de testes.

“É um evento que debate temas importantes como mobilidade, tecnologia e futuro. Temas onde nossa cidade tem muito conteúdo, muitos cases de sucesso e são áreas que a gente quer avançar cada vez mais. Não tenho dúvida de que um evento dessa magnitude vai servir para projetar Salvador. A gente vê hoje essa área de tecnologia e inovação, buscando se tornar uma cidade inteligente como um novo vetor de crescimento econômico”, afirmou Bruno Reis.

Segundo o gestor, a intenção é transformar Salvador em uma cidade cada vez mais interativa. De acordo com o ele, a prefeitura está em processo de aquisição de câmeras voltadas à monitorar todos os pontos da cidade. “A tecnologia vai permitir até a gente reduzir os custos da máquina pública, do transporte público e impactar a segurança”, diz ele.

Para o secretário de Cultura, Fábio Mota, além de dar visibilidade a Salvador, o evento vai fazer com que a população debata temas importantes. “É um evento que vai divulgar nossa cidade para diversos países. É importante ser em Salvador, a gente tá inaugurando uma nova era do evento no Brasil e a cidade ganha muito com isso, pois além de promover, você movimenta e traz discussões de temas importantíssimos”, afirma Fábio Mota.

Sobre a preocupação com a variante delta do coronavírus, Fábio Mota diz que o evento, por ocorrer de forma semipresencial, e com atividades pontuais ao ar livre, confere maior segurança. Todos os pontos que receberão atrações do Festival serão escolhidos pela Saltur.

Programação

A programação completa, bem como os nomes das atrações e palestrantes do Festival Welcome Tomorrow Experience, será divulgada nas próximas semanas. As atividades ao ar livre acontecerão em diversos pontos de Salvador, sendo liberados para o público em geral. A parte online também será gratuita. No entanto, as ações em locais fechados como os shows e algumas palestras vão ser abertas para convidados.

A prefeitura de Salvador apoiará o evento, através de uma consultoria de conteúdo sobre a cidade, liberação de espaços públicos e estrutura para gravações.