Cidade e turismo

Paramana Nature coleta resíduos na Baía de Todos-os-Santos

Paramana Nature coleta resíduos na Baía de Todos-os-Santos
Da Redação

Da Redação

08/06/2021 10:30am

A Semana Mundial do Meio Ambiente foi aberta neste sábado (5) em Salvador, com diversas ações em diferentes pontos da cidade. Entre as iniciativas que marcaram o Dia Mundial do Meio Ambiente está o Paramana Nature, que recolheu resíduos do mar da Praia da Gamboa, no entorno do Solar do Unhão, na Avenida Contorno.

O local foi a escolha da Destilaria Paramana, idealizadora do projeto, por ser estratégico para a coleta de resíduos da Baía de Todos-os-Santos. “A praia da Gamboa tem condição ambiental boa por conta das correntes que diluem os efluentes, deixando apenas o material mais pesado no fundo”, destaca José Rodrigues, Consultor Técnico-Científico da ação. Segundo ele, ações como essa trazem visibilidade para a causa do combate ao lixo marinho, produzido, em cerca de 85%, no continente e descartado posteriormente no mar.

A ação, que busca a manutenção e proteção de mares e rios, teve apoio da Fundação Baía Viva, organização social que atua na Baía de Todos-os-Santos; da Associação Comercial da Bahia, através do seu Núcleo de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Inovação; da BP Investimentos; do WWI, da Prefeitura Municipal de Salvador e da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

“Durante a limpeza e manutenção das nossas praias, nossos agentes costumam encontrar garrafas pet, plásticos e outros resíduos que, se não removidos, acabam indo parar no mar. Por isso, apoiar essa iniciativa é uma oportunidade que temos de sensibilizar a população para as consequências do descarte irregular e como isso impacta diretamente na saúde dos oceanos”, destacou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

Muito além da participação da sociedade civil, se faz cada vez mais importante que o empresariado também se conscientize do seu papel na cadeia da promoção da educação ambiental, como é o caso da Paramana. “As empresas, mais do que nunca, devem atuar de forma sustentável, inspirando seus clientes e indo além. Esse projeto busca devolver um pouco do que a Baía nos proporciona”, destaca Wagner Miau, Diretor de Marketing da Paramana.

O Paramana Nature reuniu mergulhadores da equipe Tik Tak-Paredão, filiados à Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, que realizaram a coleta submarina. A Limpurb prestou o apoio logístico, cedendo um caminhão para o transporte dos resíduos coletados, que serão adequadamente descartados.

Foto: Ivan Cavas