A Capela de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na Ilha dos Frades, na Baía de Todos-os-Santos, realizou na última quinta-feira (12) sua primeira procissão marítima em homenagem à padroeira da América Latina. O evento, que marcou a inclusão da Virgem de Guadalupe no calendário de festas religiosas da região, contou com uma série de atividades ao longo do dia.
Entre as homenagens à Santa, a celebração incluiu a entrega da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, uma obra do artista plástico brasileiro Vik Muniz, que foi instalada na capela. Após a missa, a programação seguiu com show de Jau e da DJ Ga Salvia, além de uma experiência gastronômica conduzida pela chef Angeluci Figueiredo, do restaurante Preta. O evento ocorreu em um espaço próximo à praia da Ponta de Nossa Senhora, reconhecida pelo selo internacional Bandeira Azul por sua preservação ambiental.
Promovida pela Fundação Baía Viva, com o apoio da comunidade local, de Andrea Velame, idealizadora da Mostra Casas Conceito, e do restaurante Preta, a celebração pretende se consolidar como uma tradição anual na Baía de Todos-os-Santos, ocorrendo sempre no dia 12 de dezembro, data consagrada pelo Vaticano à Nossa Senhora de Guadalupe.
Fotos: Márcio Reis / BN Hall