Turismo

Jovens de diversos países participam de curso sobre o BRICS+ na Bahia com vivência turística

Jovens de diversos países participam de curso sobre o BRICS+ na Bahia com vivência turística
Da Redação

Da Redação

11/03/2025 6:41pm

Foto: Tatiana Azeviche / Setur GOVBA

Vinte e cinco jovens brasileiros e estrangeiros estão em Salvador para a primeira edição do BRICS+ Summer School (Escola de Verão), promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). O curso, iniciado na segunda-feira (10), no Salão dos Conselhos da Reitoria da UFBA, no bairro do Canela, terá duração de 20 dias e busca fomentar o intercâmbio de ideias sobre o papel do BRICS+ no cenário global.

O bloco, atualmente presidido pelo Brasil, reúne economias emergentes como Rússia, Índia, China e África do Sul, além de outros países. Durante o programa, os alunos terão acesso a conteúdos sobre desenvolvimento sustentável e política externa, além de atividades culturais e roteiros turísticos pela capital baiana.

“Os conteúdos do curso também serão desenvolvidos a partir da vivência nos equipamentos culturais de Salvador. O apoio da Setur-BA foi fundamental para proporcionar essa experiência aos alunos. As trocas não acontecem apenas na sala de aula, mas no contato direto com a cidade e seu povo”, destacou Jonnas Vasconcelos, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas da UFBA sobre o BRICS+.

A chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, reforçou a importância da iniciativa para a promoção do turismo no estado. “Vamos organizar visitas guiadas pelo Centro Histórico, proporcionando aos alunos uma imersão em nossa riqueza arquitetônica e cultural. Além de agregar conhecimento, essa experiência pode estimular o retorno dos participantes para futuras viagens de lazer, acompanhados de familiares e amigos”, afirmou.

Entre os participantes do curso está a bacharel em relações internacionais Maria Clara Tavino, 26 anos, de Minas Gerais. Empolgada com a estadia na capital baiana, ela já planeja explorar mais a cidade. “Estive aqui na Bahia quando era criança, então é como se fosse minha primeira vez. Estou combinando passeios com colegas para conhecer melhor Salvador, e claro, não pode faltar uma visita à praia”, disse.