Cidade e turismo

Itaparica celebra 202 anos de Independência com seis dias de festa e grandes atrações

Itaparica celebra 202 anos de Independência com seis dias de festa e grandes atrações
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

04/01/2025 5:03pm

Foto: Fabrício Roncca

A cidade de Itaparica, na Baía de Todos-os-Santos, dará início às celebrações pelos seus 202 anos de Independência nesta segunda-feira (6). A programação, que se estende até o dia 11 de janeiro, reúne manifestações culturais, cívicas e religiosas, além de shows musicais de grandes artistas, como Carlinhos Brown, Maiara & Maraisa e Igor Kannário.

As festividades destacam o protagonismo do povo itaparicano na luta contra as tropas portuguesas, consolidando a importância histórica da maior ilha brasileira.

Programação cultural e cívica

A abertura oficial acontece no dia 6, com a tradicional puxada do Carro do Caboclo, às 21h. No dia seguinte, 7 de janeiro, data da Independência de Itaparica, a programação cívica começa cedo, com a alvorada às 5h e o hasteamento da bandeira no Forte São Lourenço às 7h.

Um dos momentos mais marcantes é o cortejo histórico, às 16h, que percorre as ruas do centro da cidade com a participação de grupos de índios, caboclos, baianas, sambadeiras e capoeiristas, encerrando com a chegada da imagem do Caboclo no carro alegórico.

As manifestações religiosas também têm destaque, com missa em agradecimento à Nossa Senhora da Piedade, às 8h, e a oração do Te Deum, às 17h30, na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento.

Grandes shows no Campo Formoso

Nos dias 9, 10 e 11 de janeiro, os shows musicais serão realizados no palco montado no Campo Formoso, no Centro Histórico, sempre a partir das 22h.

•9 de janeiro: Toque Dez, Igor Kannário, Isaque Gomes e Clara Evidência.

•10 de janeiro: Cauanzinho, Carlinhos Brown e Henry Freitas.

•11 de janeiro: Novo Assunto, Di Propósito, Maiara & Maraisa e Petty.

O prefeito Zezinho Oliveira destacou o simbolismo das celebrações: “Esta festa é uma homenagem ao heroísmo do nosso povo, que bravamente conquistou a liberdade de sua terra. Além de exaltar nossa história e tradições, o evento também movimenta a cultura e a economia do município.”