O governo da Bahia anunciou que as instituições de ensino superior do Estado poderão retomar as aulas presenciais a partir do dia 3 de novembro. Segundo o anúncio, o decreto que autoriza esse retorno será publicado até sexta-feira (30). Vale lembrar que, durante o programa Papo Correria, transmitidos nas redes sociais, o governador Rui Costa informou que a volta às aulas presenciais estaria cada vez mais perto de acontecer.
O retorno acontecerá em etapas: começando pelas universidades, depois Ensino Médio, Fundamental e, por último, o Ensino Infantil. Em todos os casos, serão exigidas ações como metade da lotação das salas, álcool em gel nos corredores e pias extras para lavagem das mãos.
O secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, disse: “Seguindo as etapas, nós estamos facultando, possibilitando, o início das atividades presenciais do ensino superior. Quando a educação básica, nós não temos ainda uma data. Nós temos um decreto do governador que indica as escolas fechadas sem atividades escolares até o dia 15 de novembro. Ao longo desse processo, nós avaliaremos as condições reais sobre a educação básica no estado da Bahia”.
As instituições, porém, não devem retomar as aulas teóricas, apenas as práticas, segundo Carlos Joel Pereira, presidente o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior da Bahia (Semesb) e reitor do Centro Universitário Unirb.