Cidade e turismo

Ilhéus recebe evento gratuito “Bem-vindas, Baleias” no Dia Mundial dos Oceanos

Ilhéus recebe evento gratuito “Bem-vindas, Baleias” no Dia Mundial dos Oceanos
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

21/05/2025 2:00pm

Fotos: Divulgação

No próximo domingo, dia 8 de junho, o litoral de Ilhéus, no sul da Bahia, será palco da 4ª edição do evento “Bem-vindas, Baleias”, que marca oficialmente o início da temporada das baleias-jubarte na região. Com entrada gratuita, a programação acontece das 9h às 17h no Jardim Atlântico Beach Resort, reunindo moradores, turistas, ambientalistas e pesquisadores em um dia de experiências voltadas à educação ambiental e ao turismo sustentável.

Promovido pela Ecosul Turismo e pelo Projeto Baleias na Serra, o evento celebra a chegada das jubartes que, entre os meses de junho e outubro, migram da Antártida para as águas quentes da costa baiana para reprodução. Ilhéus, com sua geografia privilegiada, se destaca como um dos melhores pontos do Brasil para o avistamento desses animais.

A abertura da temporada coincide com o Dia Mundial dos Oceanos, reforçando o compromisso das instituições envolvidas com a conservação marinha. “Mais do que ceder espaço, o Jardim Atlântico acredita na sustentabilidade como pilar do desenvolvimento. Somos parceiros de longa data em ações que valorizam o meio ambiente e o patrimônio cultural da região”, afirma Leila Borges, gerente-geral do resort.

A programação inclui limpeza da praia, contação de histórias com a Fada Dalia, aula de ioga com a Casa Durga, aula de surf com a Escola Jabes Local, oficinas de arte com foco em reciclagem, pintura facial, atrações musicais, além da exibição do documentário “Uma Temporada das Baleias na Bahia”, produzido pela Ecosul Turismo. Uma das atrações principais será a apresentação “Contos e Cantos da Sereia”, com a artista Amanda Vidal.

“Durante a temporada, realizamos passeios com acompanhamento de biólogos, tornando o turismo a principal fonte de financiamento da pesquisa científica sobre baleias na região”, explica o biólogo Thomas Foucart, da Ecosul Turismo, pioneira na observação de cetáceos em Ilhéus.

O evento conta com o apoio do SEBRAE, PCTSul e da Agência de Desenvolvimento Regional do Sul da Bahia (ADR Sul da Bahia). A expectativa dos organizadores é de mais uma edição memorável, com forte adesão da comunidade local. “É uma festa da natureza, da ciência e da cultura. Começar a temporada com essa celebração é muito simbólico para todos nós”, destaca Maria Isabel Gonçalves, coordenadora do Projeto Baleias na Serra.

Mais informações estão disponíveis no Instagram oficial do evento.