Foto: Acervo Pessoal
O Globo Repórter, em coprodução entre a TV Globo e a TV Bahia, foi o vencedor da etapa estadual da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria “Jornalismo em Vídeo”. O programa especial, exibido em 2 de maio, celebrou os 40 anos do Parque Nacional da Chapada Diamantina e teve a premiação entregue na noite de terça-feira (9), em cerimônia realizada pelo Sebrae, em Salvador.
A reportagem percorreu municípios como Lençóis, Mucugê, Ibicoara, Andaraí, Itaetê e Palmeiras, mostrando como antigas áreas de garimpo deram lugar ao turismo sustentável e a iniciativas empreendedoras que transformam a vida das comunidades locais. Entre os destaques, estavam plantações de frutas vermelhas, vinícolas premiadas, turismo religioso em um mosteiro de Mundo Novo, passeios de balão com vista para o icônico Morro do Pai Inácio e projetos de preservação da fauna e flora, como o parque Sempre-viva e um orquidário com mais de 1.600 espécies nativas, além de jogos educativos desenvolvidos em comunidades quilombolas.
A equipe premiada foi composta pela repórter e apresentadora Camila Marinho, as editoras Patrícia Trigueiros e Lílian Marques, a diretora Gisele Machado, o assistente Lélio Monteiro e o repórter cinematográfico Piero Caputo. Durante quase 20 dias de gravações, o grupo registrou paisagens deslumbrantes e histórias inspiradoras de empreendedorismo sustentável.
“Minha missão é mostrar o que a Bahia tem de melhor. Quando um trabalho como este é premiado, toda a Bahia ganha, porque reforça sua potência não só como destino turístico, mas também como lugar de crescimento, empreendedorismo e preservação ambiental”, afirma Camila Marinho.
Agora, o programa concorre na categoria regional junto a outros projetos do Nordeste, seguindo posteriormente para a etapa nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Recentemente, a equipe da TV Bahia também foi reconhecida com o Prêmio Indústria Baiana Sustentável 2025, por reportagem sobre o papel da indústria no crescimento econômico e geração de empregos no estado.