Foto: Divulgação
Entre os dias 1º e 12 de abril, o município do Conde, no Litoral Norte da Bahia, será palco da nova edição do Festival SiribAção. O evento anual, promovido pela Associação Siribeira, destaca a Capoeira e as manifestações populares como eixos centrais, reunindo mestres, artistas e grupos culturais da Bahia e de outros estados em uma programação gratuita e aberta ao público.
Desde sua primeira edição, em 2016, o festival fortalece o reconhecimento e a difusão da cultura popular local. A programação conta com oficinas socioeducativas, rodas de conversa, apresentações artísticas e uma Caminhada Cultural, integrando diferentes gerações e promovendo o intercâmbio de saberes ancestrais.
Entre os convidados desta edição estão nomes de referência como Mestra Claudinha Kastrup e Mestra Japa (Rio de Janeiro), Mestre Paulão, Mestre Bida e Mestre Cléber (Brasília), Mestre Soneca (Recife) e Tati Milô (Salvador). Também participarão grupos tradicionais, como o Samba de Roda da Barquinha de Bom Jesus dos Pobres e a Chegança Feminina de Arembepe.
As atividades do festival acontecerão no Barracão Siribeira e em 12 comunidades locais, com aulas e vivências artísticas. Um dos momentos especiais será a Feira de Ciências e Observação dos Planetas, com a participação do Laboratório de Popularização das Ciências Físicas (LaPoCFis) de Feira de Santana.
Além das tradicionais oficinas de Capoeira, Samba de Roda, Dança Afro, Hip-Hop e Percussão, o evento promove capacitações em Grafite, Amarração de Turbantes, Contação de Histórias, Desenho e Pintura, Lettering e Criação de Bonecas Abayomis.
Para Mestre Careca (Roberto Ribeiro Câmara), fundador da Associação Siribeira, o festival é uma extensão do trabalho desenvolvido há duas décadas na região, beneficiando mais de 350 crianças com aulas diárias de capoeira nas comunidades locais.
“Sofremos na pandemia, mas seguimos trabalhando durante todo o ano. A cada edição do SiribAção, reafirmamos a importância da arte e da educação para transformar vidas. Estamos muito felizes de receber Mestres e Mestras de diferentes partes do Brasil”, destaca.
O festival também tem um compromisso com a sustentabilidade, adotando princípios da Economia Circular. Todos os materiais utilizados serão reaproveitados e doados para artesãos e futuras edições do evento.
O Festival SiribAção é uma iniciativa da Associação Sócio Artístico Cultural e Ambiental do Conde – Siribeira e do Ministério da Cultura, em parceria com a Tráfego de Ideias e o Instituto IDI. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Conde e patrocínio da Pan American Silver Brasil, Neoenergia Coelba e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.