Cidade e turismo

Feriado: Confira a programação de homenagens a Padroeira do Estado

Feriado: Confira a programação de homenagens a Padroeira do Estado
Da Redação

Da Redação

07/12/2021 3:00pm

Amanhã (08) é o dia da Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padroeira da Bahia, e a programação conta com missas desde às 4h da manhã na Basílica Santuário, feita em sua homenagem, e seguem até às 17h. Sendo a principal às 9h30 presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha. 

Nossa Senhora da Conceição da Praia foi a primeira santa a ser trazida ao Brasil de Portugal. Tomé de Sousa, o governador que a trouxe, também mandou que a igreja em sua homenagem fosse construída, em 1549, no bairro do Comércio, e onde está até hoje a primeira imagem em madeira da santa. Em 1946, foi elevada a Sacrossanta Basílica, quando o Santo Papa Paulo VI declarou Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padroeira única e secular do Estado da Bahia.

Nossa Senhora da Conceição da Praia foi a padroeira do Brasil Império sendo o seu culto o primeiro a ser realizado pelos portugueses no Estado da Bahia. 

Por volta das 11h, acontecerá uma carreata, que irá circular pela frente dos locais onde tem sido desenvolvida a missão da Pastoral do Turismo Religioso. Toda a programação será transmitida, ao vivo, pelo Youtube, no canal da Basílica.