Cidade e turismo

Feira de Santana sedia II Seminário de Gestão em Turismo da Bahia com apoio do Governo do Estado

Feira de Santana sedia II Seminário de Gestão em Turismo da Bahia com apoio do Governo do Estado
Da Redação

Da Redação

07/05/2025 4:35pm

Fotos: Wuiga Rubini

Com investimento de R$ 250 mil do Governo do Estado, Feira de Santana recebeu, nesta quarta-feira (7), o II Seminário de Gestão em Turismo da Bahia. Realizado no novo Centro de Convenções da cidade, o evento é promovido pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) e tem como tema "O Papel do Município no Desenvolvimento da Atividade Turística". A programação segue até as 18h, reunindo mais de 500 participantes, entre prefeitos, secretários municipais, especialistas, empresários e representantes das 13 zonas turísticas baianas.

Durante a abertura oficial, o governador Jerônimo Rodrigues reforçou a importância das políticas públicas para o setor, que representa 5% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia. “A Bahia está dividida em 13 regiões turísticas com grande potencial. Investir em divulgação, infraestrutura, segurança e capacitação é essencial. A gestão pública precisa de um ponto focal para que possamos unir a força do Estado à dos municípios”, afirmou o governador, que foi homenageado pelo Convention Bureau local com o troféu de Embaixador do Turismo Feirense 2025.

O seminário propõe a articulação entre esferas de governo, a modernização da gestão turística e a valorização do patrimônio cultural como caminhos para o desenvolvimento regional. “Reunimos os 417 municípios para sensibilizar os gestores sobre a importância da atuação local no turismo. Essa integração com o Governo do Estado estimula o fluxo turístico e fortalece os serviços”, explicou o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar.

Durante o evento, foram entregues simbolicamente 10 dos 127 certificados a municípios reconhecidos pelo Ministério do Turismo como destinos turísticos, consolidando sua presença no Mapa do Turismo Brasileiro. As cidades contempladas foram Alagoinhas, Banzaê, Cachoeira, Curaçá, Feira de Santana, Itacaré, Itaparica, Jequié, Prado e Rio de Contas.

Prefeitos presentes destacaram a relevância da iniciativa. “Esse encontro ajuda a cidade, traz apoio econômico e valoriza o trabalho do povo”, afirmou o prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo. Já o gestor de Itacaré, Edson Nego de Saronga, enfatizou a importância da união entre Estado e municípios para gerar emprego e renda por meio do turismo.

A programação contou ainda com stands institucionais com suporte técnico de instituições como Banco do Brasil, BNB, Caixa, Desenbahia, Sebrae, Senac e Senar. Também houve apresentações culturais, como o repentista Bule Bule e o grupo Guerreiros de São Jorge, de Santa Brígida.