Ilhéus recebe 8ª Festa Literária entre os dias 29 e 31 de julho
Foto: Divulgação / FLI Com uma programação gratuita e voltada para a valorização da literatura regional, a 8ª edição da Festa Literária de Ilhéus (FLI) será re...
Foto: Maiara Cerqueira/MinC
Profissionais especialistas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizaram, nesta quinta-feira (6), mapeamento e avaliação dos danos, com escaneamento, na estrutura da igreja histórica de São Francisco de Assis. Ontem (5), a turista paulista Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, morreu após desabamento de parte do teto do templo. Outras cinco pessoas ficaram feridas.
O ministério da Cultura informou que haverá dispensa de licitação para que as obras emergenciais do templo, localizado no Centro Histórico da capital baiana, sejam realizadas. A titular da pasta, Margareth Menezes, voltou a manifestar pesar pela morte da jovem e garantiu que a igreja será restaurada.
O governo argumentou que o Iphan tem atuado na preservação do bem e exemplificou que o restauro dos painéis de azulejaria portuguesa foi concluído em maio de 2023. Ainda, de acordo com o instituto, a elaboração do projeto de restauração do edifício está em andamento.
O ministério e o Iphan acrescentaram que aguardam a conclusão do inquérito sobre o desabamento do teto “para adotar as medidas cabíveis”.
Construção secular
A igreja em que houve o acidente é uma construção em estilo barroco colonial, datada entre os séculos 17 e 18. O teto é ornamentado com ouro e pinturas religiosas. Por isso, o templo ficou conhecido como “Igreja de Ouro”. A edificação é reconhecida como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O ministério da Cultura ressaltou que a Igreja e Convento de São Francisco são considerados uma das “Sete Maravilhas de Origem Portuguesa” no mundo. Ambos são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Foto: Divulgação / FLI Com uma programação gratuita e voltada para a valorização da literatura regional, a 8ª edição da Festa Literária de Ilhéus (FLI) será re...
Foto: Schommer / Divulgação A Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) chega à sua 13ª edição e já tem data marcada: entre os dias 23 e 26 de outubro...
Fotos: Joá Souza / GOVBA Com a transferência simbólica da sede do Governo do Estado para o município de Cachoeira, o governador Jerônimo Rodrigues deu início, ...