Cidade e turismo

Encantos da Barra encerram Live Tour Salvador nesta sexta (23)

Encantos da Barra encerram Live Tour Salvador nesta sexta (23)
Da Redação

Da Redação

22/07/2021 5:30pm

Depois de ter sido adiada devido à chuva, a edição do Live Tour Salvador na Barra acontece às 16h desta sexta-feira (23), encerrando a maratona de passeios virtuais exatamente onde a história da capital baiana começou. A transmissão será realizada diretamente nas redes sociais do Visit Salvador da Bahia (Facebook, Instagram e YouTube).


O apresentador José Raimundo e a âncora Larissa Meira estarão acompanhados pelo diretor da Alameda Turismo, Pedro Costa, e pelo guia turístico e historiador Roberto Pessoa (Lilás Turismo). Em cerca de uma hora de live, será exibido o primeiro ponto habitado pelos primeiros portugueses – originalmente chamado de Barra da Baía de Todos-os-Santos – e que é conhecido pela boemia, história e integração, além de ser um dos mais elegantes destinos da folia soteropolitana.


Será um bate-papo descontraído acerca da história, curiosidades e demais pormenores que fazem do local um dos maiores e melhores cartões postais de Salvador, recebendo anualmente milhares de turistas de todo o planeta. Com formato itinerante, o roteiro ao vivo vai partir do Forte de São Diogo e seguirá pelo Forte de Santa Maria, Farol da Barra e Morro do Cristo.


História e iniciativa – Também diretor do Convention Bureau, Pedro Costa vai falar sobre as fortificações do bairro da Barra, com destaque para o Forte de Santo Antônio da Barra (o Farol da Barra), sem esquecer das fortalezas periféricas de São Diogo e Santa Maria. Outros elementos da paisagem também estarão aos olhos do público, como o monumento do Cristo.


Para Costa, a Live Tour Salvador é uma grande ação, inovadora e muito bem planejada, que deverá contribuir muito para o aumento do fluxo turístico na cidade. “Isso é algo inédito no Brasil e deve ser louvado, desde a organização até a execução, pois, em um período como o que passamos, de anestesia por conta da pandemia, é uma grande proposta, uma ação que coloca Salvador em evidência municipal, nacional e internacional, recebendo suporte de guias, agências e demais personagens que contribuem para o sucesso do programa”, salienta.


Já Roberto Pessoa acredita que mostrar as belezas naturais, arquitetônicas, gastronômicas e culturais de Salvador só faz sentido se estiver atrelado à apresentação de fatos, locais e relatos que fazem da capital baiana um dos maiores sítios históricos do Brasil. “Falo do pôr do sol, mas conto as histórias dos fortes, do Cristo, de como a barreira da Baía de Todos-os-Santos – daí Barra -, dá início à geografia da cidade, que teve suas primeiras habitações portuguesas naquele trecho da península”, ressalta.


“Em minhas caminhadas acompanhando os visitantes, falo um pouco de cada elemento que forma a cidade, seja para turistas, estudantes de arquitetura ou de outras áreas. Se não fosse este trecho, Salvador jamais seria capital do Brasil, pois ali era o portão de entrada e recebeu ainda a primeira fortaleza das Américas, que é o Forte de Santo Antônio, também chamado Farol da Barra. Falarei de Caramuru e Catarina Paraguassú, primeiros moradores pós-descoberta, e demais informações para um verdadeiro passeio histórico pela cidade”, complementa.


Proposta – A Live Tour Salvador é uma estratégia da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-BA), para impulsionar o turismo na capital baiana, fortemente impactado pela pandemia de Covid-19.


Esta será a décima edição da iniciativa que, além do programa de abertura, já abordou as localidades de Itapuã, Rio Vermelho, a região do Centro Histórico desde a Praça Castro Alves até o Santo Antônio Além do Carmo, Colina Sagrada e Humaitá, além dos beach clubs, Memorial Santa Dulce dos Pobres e Ilha dos Frades. Todas as edições estão disponíveis para visualização nas redes sociais do Visit Salvador da Bahia.