Cidade e turismo

Casa das Histórias de Salvador será lançada no Comércio

Casa das Histórias de Salvador será lançada no Comércio
Da Redação

Da Redação

23/08/2021 12:45pm

Uma iniciativa inovadora e inédita no Brasil nasce em Salvador. A capital baiana contará com a Casa das Histórias de Salvador. O projeto criado pela SECULT, através do Núcleo de Ações Turísticas do PRODETUR Salvador, terá museografia concebida do pelo curador internacional Marcello Dantas.

O projeto é da Prefeitura Municipal de Salvador e está sendo realizado após uma licitação promovida pela SECULT com recursos do PRODETUR Salvador. O consórcio vencedor, formado pelas empresas Magnetoscópio (São Paulo), Cria Rumo Consultoria (Bahia) e Arandas Marketing (Bahia), será responsável por criar o conceito, desenvolver e implementar o primeiro “Centro de Interpretação do Patrimônio” a ser instalado no Brasil, localizado ao lado do Mercado Modelo, no Comércio.

Para a implantação da CASA DAS HISTÓRIAS DE SALVADOR, está sendo adotada uma metodologia participativa, com o apoio de uma equipe multidisciplinar integrada por historiadores, antropólogos, sociólogos, jornalistas, turismólogos, arquitetos, comunicólogos, urbanistas, cineastas e etnógrafos, sendo a grande maioria do time de pesquisa integrado por profissionais afrodescendentes, indígenas e sediados em Salvador.

Sobre os centros de interpretação do patrimônio

Os centros de interpretação são equipamentos culturais que apresentam o patrimônio local usando diversos recursos de comunicação para cativar a atenção do espectador, facilitar a compreensão, convidar à sua participação e propor experimentar as vivências quotidianas. Esses espaços visam promover, também, conexões emocionais capazes de mudar comportamentos para melhor uso e conservação das riquezas naturais e culturais. Linguagens customizadas para cada público, interatividade, cenografias, estímulos sensoriais e tecnologias são alguns dos recursos utilizados para facilitar a compreensão dos fatos, personagens e bens históricos culturais.

Sobre o nome

Casa das Histórias de Salvador, com histórias no plural, aponta para a riqueza de conteúdos que serão apresentados para além da história formal, incluindo percepções e interpretações também sob a ótica dos povos originários, afrodescendentes e outras etnias envolvidas, e suas diversas narrativas.

Contar as histórias de Salvador é de suma importância tanto para as gerações atuais quanto para as que virão, oferecendo uma nova oportunidade de compreensão do passado, seus fatos e seus contextos; e inspirar para o estudo mais amplo e inclusivo do nosso patrimônio material e imaterial. Significa, também, fortalecer a identidade soteropolitana.

Ao apresentar as histórias e suas diversas perspectivas, o equipamento irá apresentar fatos e acontecimentos históricos de forma mais ampla. São histórias tão diversas quanto a própria cidade de Salvador.