Semana Santa aquece o turismo religioso na Bahia
Foto: Ascom Setur / GOVBA A celebração do Domingo de Ramos reuniu milhares de fiéis nas ruas do Centro Histórico de Salvador, neste domingo (13), mar...
Uma escultura de 4,5 metros, assinada pelo artista Bel Borba será inaugurada na Bahia Marina, nesta próxima quinta-feira (04/11). A obra é uma homenagem da Bahia Marina pela passagem da expedição Voz dos Oceanos por Salvador (BA) e pretende promover reflexão sobre a poluição gerada pelos resíduos plásticos, o grande vilão que vem sufocando os oceanos de todo planeta. Os plásticos são os responsáveis por 80% dos lixos encontrados nos oceanos. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, 11 milhões de toneladas desse resíduo são despejados todos os anos nos mares.
A escultura é o resultado do projeto “Arte de Salvar Oceanos” que foi desenvolvido previamente com 350 crianças, estudantes dos colégios Antônio Vieira, Maanaim, Vitória Régia e o Instituto de Cegos da Bahia. A escultura será exibida de forma permanente na Bahia Marina, com visitação gratuita, a partir do dia 04 de novembro.
Para o projeto, as crianças foram convidadas a produzir mensagens sobre a poluição dos oceanos e resultou em desenhos, pinturas, textos e colagens que podem ser visualizadas de forma digital, a partir do dia 04/11 na página da Bahia Marina
“Partimos da premissa que a educação é a principal porta para a transformação. Acompanhar essa interpretação individual das crianças sobre o impacto da poluição dos oceanos tem sido incrível, relata Leilane Loureiro, diretora da Bahia Marina.
Escultura interativa Matéria Plástica – Oceanos ao Mar
Um dos pilares da iniciativa da Bahia Marina para chamar atenção para a causa defendida pela Família Schurmann e o projeto Voz dos Oceanos, e que vem preocupando toda a humanidade, foi conseguir gerar uma conexão entre a arte e a educação para criar uma mensagem de conscientização e de denúncia sobre a presença dos plásticos nos oceanos.
Quem assina e batiza a escultura Matéria Plástica – Oceanos ao Mar é o artista Bel Borba. Com 4,5 metros, feita em aço inoxidável, a obra sugere as águas limpas e apresenta em paralelo, garrafas pets encapsuladas. A escultura permite a interação com o público. “É possível adentrar no espaço para criar uma experiência sensorial e conceitual. Segundo o artista, a ideia é que as pessoas se sintam dentro da crista de uma onda”, explica.
Desde o primeiro momento que recebi o briefing do projeto, ele me arrebatou. Quando fui convidado pela Bahia Marina para criar uma estrutura permanente para marcar a passagem da expedição Voz dos Oceanos isso já me trouxe muitas informações, porque o vilão desse cenário somos nós humanos que estamos enchendo os nossos oceanos de plásticos e está chegando a uma saturação total”, explica Bel Borba.
Borba revela que para conceber a obra vieram insights da sua reserva pessoal e dos elementos que a própria natureza oferece. “Usei a minha reserva de semiótica, símbolos, signos, sinais e associações. Parti da bandeira incrível levantada pelos Schurmann e da ideia de que a Bahia Marina é um portal para o mar e esse leque imenso de paraísos pitorescos e incomparáveis na nossa Baía de Todos-os-Santos. Então a escultura representa as águas cristalinas, mas se for observada de outro ângulo pode remeter à cauda de uma baleia, sugere também a crista das ondas, o movimento ondulatório das marés, as velas. São referências que povoam nossos oceanos e nos dão vasão para reflexão”.
Leilane Loureiro, complementa que essa é uma tentativa de deixar uma mensagem de alerta e um legado para as futuras gerações. “Não há mais tempo. Precisamos além da reflexão, uma ação, pois é urgente rever nossos hábitos e fazer as escolhas certas, porque, como aprendemos com a Família Schurmann, não há um planeta B”.
Foto: Ascom Setur / GOVBA A celebração do Domingo de Ramos reuniu milhares de fiéis nas ruas do Centro Histórico de Salvador, neste domingo (13), mar...
Foto: Manu Dias / GOVBA Entre os dias 17 e 20 de abril, todos os caminhos levam ao município de Nazaré, no Recôncavo Baiano, que se prepara para rece...
Foto: Eric Fields O Village Itaparica celebrou dois anos de operações no último sábado (30) com um evento especial no Beach Club Pé na Areia, reunindo cerca de...