Itaparica comemora 194 anos com shows de Saulo e Filipe Escandurras neste sábado (25)
Foto: Divulgação / Saulo Fernandes Itaparica se prepara para um fim de semana de pura festa em comemoração aos seus 194 anos de emancipação política. Dando con...
Foto: Reprodução
A Bahia consolida sua posição como o destino mais procurado do Brasil durante o verão. De acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo (MTur), mais de 9 milhões de visitantes circularão pelo estado na alta estação de 2025, movimentando R$ 23,7 bilhões na economia local. Este montante representa 16% dos 59 milhões de brasileiros que farão viagens de lazer no período.
Setor otimista com os números
Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia (Setur-BA), comemorou os resultados da pesquisa. “Esse desempenho é fruto de investimentos em promoção de destinos, ampliação da malha aérea, capacitação de mão de obra e infraestrutura. Tudo isso aliado à hospitalidade única do povo baiano.”
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH-BA) estima uma taxa de ocupação hoteleira de até 95% nos principais destinos durante a alta estação. Para o verão como um todo, a média deve atingir 85%, consolidando o estado como um dos mais atrativos do Brasil.
No setor de alimentação, Leandro Menezes, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-BA), prevê um crescimento de 15% nas vendas em comparação ao último verão, além de gerar 10 mil empregos diretos e outros 40 mil indiretos.
Empresas receptivas destacam crescimento
Isac Lima, da Cassi Turismo, aponta um aumento de 18% na procura por serviços. Com 12 agências espalhadas pelo estado, a empresa se concentra em destinos como Salvador, Praia do Forte, Morro de São Paulo e Itaparica, impulsionando o turismo local.
Expansão na malha aérea
O Aeroporto de Salvador, principal porta de entrada para turistas, espera receber mais de 9 mil voos domésticos e 530 internacionais entre janeiro e fevereiro de 2025. Esses voos terão origem em mercados estratégicos na América do Sul e Europa, fortalecendo a presença internacional da Bahia.
Marcus Campos, gerente de Marketing e Promoções Aéreas do Salvador Bahia Airport, destaca o momento positivo: “O verão reflete nossa estratégia bem-sucedida na captação de voos internacionais, consolidando o estado como o principal destino do Nordeste para turistas estrangeiros.”
Com investimentos robustos e um turismo diversificado, a Bahia reafirma sua posição como um dos estados mais visitados e queridos do Brasil.
Foto: Divulgação / Saulo Fernandes Itaparica se prepara para um fim de semana de pura festa em comemoração aos seus 194 anos de emancipação política. Dando con...
Fotos: Daniel Bezerra Com o tema “Ler é Massa”, a 13ª edição da Feira Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) começou nesta quinta-feira (23) e segue até ...
Foto: Divulgação / Festival Sabores de Itacaré A partir desta sexta-feira (24), Itacaré dá início à segunda fase do XI Festival Sabores de Itacaré, que segue a...