Cidade e turismo

Bahia é líder do turismo nacional no verão, revela pesquisa inédita

Bahia é líder do turismo nacional no verão, revela pesquisa inédita
Da Redação

Da Redação

27/12/2024 5:30pm

Foto: Reprodução

A Bahia consolida sua posição como o destino mais procurado do Brasil durante o verão. De acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo (MTur), mais de 9 milhões de visitantes circularão pelo estado na alta estação de 2025, movimentando R$ 23,7 bilhões na economia local. Este montante representa 16% dos 59 milhões de brasileiros que farão viagens de lazer no período.

Setor otimista com os números
Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia (Setur-BA), comemorou os resultados da pesquisa. “Esse desempenho é fruto de investimentos em promoção de destinos, ampliação da malha aérea, capacitação de mão de obra e infraestrutura. Tudo isso aliado à hospitalidade única do povo baiano.”

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH-BA) estima uma taxa de ocupação hoteleira de até 95% nos principais destinos durante a alta estação. Para o verão como um todo, a média deve atingir 85%, consolidando o estado como um dos mais atrativos do Brasil.

No setor de alimentação, Leandro Menezes, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-BA), prevê um crescimento de 15% nas vendas em comparação ao último verão, além de gerar 10 mil empregos diretos e outros 40 mil indiretos.

Empresas receptivas destacam crescimento
Isac Lima, da Cassi Turismo, aponta um aumento de 18% na procura por serviços. Com 12 agências espalhadas pelo estado, a empresa se concentra em destinos como Salvador, Praia do Forte, Morro de São Paulo e Itaparica, impulsionando o turismo local.

Expansão na malha aérea
O Aeroporto de Salvador, principal porta de entrada para turistas, espera receber mais de 9 mil voos domésticos e 530 internacionais entre janeiro e fevereiro de 2025. Esses voos terão origem em mercados estratégicos na América do Sul e Europa, fortalecendo a presença internacional da Bahia.

Marcus Campos, gerente de Marketing e Promoções Aéreas do Salvador Bahia Airport, destaca o momento positivo: “O verão reflete nossa estratégia bem-sucedida na captação de voos internacionais, consolidando o estado como o principal destino do Nordeste para turistas estrangeiros.”

Com investimentos robustos e um turismo diversificado, a Bahia reafirma sua posição como um dos estados mais visitados e queridos do Brasil.