Cidade e turismo

Aeroportos da Bahia se preparam para intenso movimento na alta temporada de Verão

Aeroportos da Bahia se preparam para intenso movimento na alta temporada de Verão
Da Redação

Da Redação

06/12/2023 1:45pm

Com a chegada iminente da alta temporada de verão, a movimentação nos aeroportos de destinos turísticos na Bahia está prestes a atingir níveis significativos. Especificamente, os Aeroportos de Porto Seguro e de Ilhéus estão se preparando para atender ao aumento esperado no fluxo de visitantes, com a oferta de mais de 500 voos extras programados entre os meses de dezembro de 2023 e fevereiro de 2024. A expectativa é que mais de 850 mil passageiros transitem por esses aeroportos nesse período.

Na pitoresca Costa do Descobrimento, o Aeroporto de Porto Seguro será o ponto focal de uma intensa atividade aérea, com um total de 2.404 voos até fevereiro, incluindo 321 voos extras. A Concessionária Sinart prevê que mais de 658 mil passageiros utilizarão o aeroporto durante a alta temporada, marcando um aumento de 3% em relação ao ano anterior. As rotas conectam Porto Seguro a cidades como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).

Já o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, planeja operar 810 voos durante a temporada de verão, com 205 voos extras. A Concessionária Socicam estima que cerca de 192 mil passageiros passarão pelo terminal da Costa do Cacau nos próximos três meses, representando um aumento de 8% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Destinos populares incluem Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Campinas (SP) e Salvador (BA).

O estado da Bahia tem investido esforços significativos na expansão e melhoria da infraestrutura aeroportuária. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) destaca os avanços realizados em 2023, incluindo a inauguração dos Aeroportos de Bom Jesus da Lapa e de Santana, além da conclusão da recuperação da pista de pouso e decolagem em aeródromos como Caetité, Cipó, Ituaçu e Valente. O superintendente de Infraestrutura de Transportes do estado, Saulo Pontes, destaca que essas melhorias possibilitaram a retomada das operações com aviação geral em 19 equipamentos aeroviários, consolidando o compromisso com o desenvolvimento da aviação regional na Bahia.