Turismo

Aeroporto de Salvador lidera movimentação internacional no Norte e Nordeste no 1º semestre de 2025

Aeroporto de Salvador lidera movimentação internacional no Norte e Nordeste no 1º semestre de 2025
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

13/08/2025 3:51pm

Foto: Will Recarey

O Salvador Bahia Airport, integrante da rede VINCI Airports, alcançou a liderança entre os aeroportos do Norte e Nordeste na movimentação de passageiros internacionais no primeiro semestre de 2025. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), passaram pelo terminal 266,7 mil passageiros internacionais entre janeiro e junho, superando Fortaleza e registrando um crescimento de 18,44% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o fluxo foi de 191,4 mil pessoas. No ranking nacional, Salvador ocupa a sexta posição.

O desempenho foi impulsionado pela ampliação da malha aérea internacional. Em outubro de 2024, a Air France inaugurou a rota Paris–Salvador–Paris, conectando a capital baiana a mais de 160 destinos na Europa, África e Ásia. A Air Europa aumentou de três para quatro voos semanais para Madri, enquanto a SKY Airline passou a operar duas frequências semanais para Buenos Aires.

A perspectiva é de crescimento ainda maior no segundo semestre. Em 17 de dezembro, a Flybondi, primeira companhia aérea de baixo custo da Argentina, inicia voos diretos para Buenos Aires. Já em janeiro de 2026, a Copa Airlines estreia a rota Salvador–Cidade do Panamá, que vai integrar a capital baiana a mais de 80 destinos nas Américas Central, do Norte e no Caribe.

“Desenvolvemos um trabalho consistente de prospecção de rotas estratégicas que garantiram o crescimento dos voos internacionais partindo e chegando na capital baiana, e estes resultados reforçam a importância da Bahia para a conectividade na região Nordeste”, afirma Julio Ribas, CEO da VINCI Airports no Brasil.