Turismo

Bahia deve receber mais de 260 mil turistas na temporada de cruzeiros 2025/2026

Bahia deve receber mais de 260 mil turistas na temporada de cruzeiros 2025/2026
Da Redação

Da Redação

08/10/2025 7:00pm

Foto: Amanda Ercília / GOVBA

Com o maior número de atracações de cruzeiros entre os estados do Nordeste previsto para esta temporada, a Bahia deu início, nesta quarta-feira (8), à temporada 2025/2026 de cruzeiros marítimos. O primeiro navio a atracar no litoral baiano foi o Scenic Eclipse, vindo da Europa e com capacidade para 228 passageiros, recepcionado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) no Porto de Salvador.

Durante o período, a previsão é que mais de 260 mil cruzeiristas desembarquem nos portos de Salvador e Ilhéus, além de operações previstas em Porto Seguro e Itacaré, injetando cerca de US$ 26 milhões na economia baiana.

O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, destacou que a Bahia vem se consolidando como um dos principais polos de cruzeiros marítimos do Brasil. “Na temporada 2024/2025, embarcaram no Porto de Salvador mais de 13 mil cruzeiristas, superando o período anterior. Para esta temporada, esperamos um crescimento superior a 30% no número de passageiros embarcados, o que representa maior permanência na cidade e incremento na receita. A Bahia já é o destino com maior atração de cruzeiros marítimos do Norte e Nordeste”, afirmou.

No Porto de Salvador, a Setur-BA também mantém uma unidade de atendimento bilíngue para orientar os visitantes em inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.

O Scenic Eclipse partiu de Portugal, com paradas em Recife e Salvador, e segue ainda nesta quarta-feira para o Arquipélago de Abrolhos, no sul do estado. Ainda neste mês, outro navio deve trazer cerca de quatro mil passageiros para Salvador e Ilhéus.

Além da recepção aos turistas, o governo baiano tem investido em infraestrutura portuária, em parceria com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), para receber embarcações de grande porte. “Estamos organizando a infraestrutura dos portos de Salvador e de Ilhéus e reduzindo o tempo de espera das embarcações. Isso nos permitirá receber um número ainda maior de turistas nesta temporada”, explicou a gerente da Codeba, Marivalda da Silva.

De acordo com dados da Setur-BA, na última temporada de primavera e verão o turismo movimentou mais de R$ 23 bilhões na economia estadual. A coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista da pasta, Patrícia Seabra, reforça o protagonismo baiano no segmento. “Nossa expectativa é muito positiva. Este ano teremos 61 escalas em quatro portos — Salvador, Ilhéus, Porto Seguro e Itacaré —, consolidando a Bahia como o principal destino de cruzeiros do Nordeste”, afirmou.