Turismo

Europa substitui carimbo de passaporte por sistema eletrônico de controle de fronteiras

Europa substitui carimbo de passaporte por sistema eletrônico de controle de fronteiras
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

13/10/2025 6:07pm

Foto: Freepik

A partir deste domingo (12), 29 países europeus começam a substituir o tradicional carimbo no passaporte por um sistema eletrônico de controle de entrada e saída de viajantes, chamado Sistema de Entrada/Saída (EES). A implementação será gradual, com conclusão prevista para 9 de abril de 2026, e até lá ainda será possível receber o selo manual. O Reino Unido não participará da iniciativa.

O EES identifica viajantes por meio de dados biométricos, como impressões digitais e imagem facial, sem custos para o passageiro. O sistema será obrigatório para cidadãos de fora da União Europeia, incluindo brasileiros, que não possuam nacionalidade da Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suíça, e que desejem permanecer por até 90 dias a cada 180 dias nos países participantes. Entre eles estão Portugal, França e Espanha.

Na chegada, os agentes de fronteira coletarão impressões digitais ou farão foto do rosto do viajante. Também será possível pré-cadastrar os dados em equipamentos nos pontos de entrada ou por meio de aplicativo, quando disponível. Contudo, mesmo com pré-cadastro, será necessário passar pela checagem presencial de um agente de imigração, e os dados podem ser coletados novamente, se necessário.

O EES faz parte de um pacote de medidas que a União Europeia está implementando para modernizar os controles de fronteira. Outra novidade prevista é o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (Etias), que começará a funcionar no último trimestre de 2026. Ele exigirá autorização eletrônica e pagamento de 20 euros para viajantes de países que não precisam de visto, como o Brasil, em estadias de até 90 dias.

Países que implementarão o EES:
Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça.