Você já ouviu falar em Flurona?
Esse é o nome dado a junção do vírus da Influenza e do Coronavírus
A palavra "Florona" vem dos termos “flu” (gripe, em inglês) e “rona” (de coronavírus).
Essa combinação foi identificada no Brasil pela primeira vez em um jovem de 16 anos no Rio de Janeiro. Como ambas doenças afetam o sistema respiratório é difícil diferenciar os sintomas, ainda mais se agem juntos. No caso do jovem, o qual a mãe alega ser um atleta e ter tomado todas as doses, foi ainda mais difícil identificar já que não haviam sintomas graves pela neutralização da vacina.
O primeiro caso de Florona ocorreu ainda no começo da pandemia, nos Estados Unidos, segundo a Agência Brasil. Esta semana foi detectado em Israel um caso em uma mulher grávida.
“Esses casos de pacientes com dupla infecção viral não são novidades. Há pouco tempo pacientes tinham variante Delta e P1”, explicou a infectologista Ana Helena Germoglio.
Veja os principais sintomas:
Gripe
-
Coriza
-
Tosse com catarro
-
Dor no corpo
-
Dor de garganta
-
Febre
Covid-19
Dentro da Covid-19 suas variantes também se confundem nos sintomas mais comuns como perda ou alteração do olfato, perda ou alteração do paladar, febre, tosse persistente, calafrios, perda de apetite e dores musculares. Sendo imprescindível a realização do teste para a confirmação.
“A Influenza e a Covid-19 são duas doenças que podem evoluir para quadros graves. Mas os sintomas podem ser indistinguíveis.", afirma o infectologista e professor da Ufes, Crispim Cerutti Júnior.