Entre os diferentes tipos de testes clínicos para detectar a presença do novo coronavírus (Covid-19) no organismo, o teste molecular ‘PCR em saliva’ está disponível em Salvador. O PCR em saliva reduz o desconforto na hora da coleta do exame e apresenta resultado em até três dias úteis.
O PCR em saliva e outros testes clínicos aprovados pelas autoridades sanitárias são ferramentas essenciais para o diagnóstico seguro dos pacientes e para a redução do número de casos de Covid-19. Mesmo com a vacinação já acontecendo no Brasil, o país vive uma preocupante elevação no número de casos e de óbitos decorrentes dessa doença. A detecção precoce de pacientes com o vírus é fundamental para isolamento e tratamento do doente, evitando assim a propagação do coronavírus. Para realizar o PCR em saliva é utilizada a mesma técnica do RT-PCR tradicional.

Foto: Agnaluce Silva
“O RT-PCR é considerado o padrão ouro para detecção do vírus. Tendo em vista que a coleta pela via nasal traz certo desconforto e pode ser um problema em alguns públicos, como crianças, a realização do exame em saliva torna-se uma alternativa que colocamos à disposição do médico no cuidado com seus pacientes”, explica a gestora regional do Sabin no Nordeste, Agnaluce Silva.
A saliva é estudada como material para diagnóstico há mais de 40 anos devido à facilidade de colher esse fluido e também pela quantidade de informações capazes de serem armazenadas na secreção. Por conta do procedimento simples e não invasivo de coleta, além do fácil armazenamento, o setor de medicina diagnóstica, a exemplo do Sabin, investiu na produção deste tipo de testes para o novo coronavírus.
O momento ideal para a coleta é entre o 1º e 7º dia após o início dos sintomas. “Pessoas que estiveram expostas a doentes comprovadamente com infecção pelo coronavírus devem aguardar pelo menos cinco dias após a data de contato com um possível infectado para realizar o exame”, explica a gestora. Também não é necessário nenhum tipo de jejum ou preparo especial.
Em Salvador, o resultado é liberado em até três dias úteis e pode ser realizado nas unidades de covid do Grupo Sabin ou pela coleta móvel, por meio do convênio médico ou na modalidade particular. Caso realizado na modalidade particular, não requer a apresentação de pedido médico. Para realizar o exame em casa é necessário agendamento prévio.
Outros exames
Além do PCR Saliva, o Sabin possui em seu portfólio outros testes para detectar a covid-19: RT PCR, teste de antígeno e teste PCR Express com resultado em até 2 horas . Para saber mais acesse https://marketing.sabin.com.br/coronavirus