Vitória da Conquista recebe corrida de rua com foco em saúde, bem-estar e autocuidado
Foto divulgação/ ASCOM Corpo e Mente Vitória da Conquista vai receber uma manhã especial de saúde e bem-estar com a edição 2025 da corrida de rua Pu...
Fotos: Ives Padilha
A aplicação de tecnologias de última geração na reabilitação neurológica infantil tem transformado o cenário do tratamento de distúrbios como o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil. Equipamentos modernos de estimulação cerebral e sensorial vêm proporcionando ganhos significativos no comportamento, na cognição e na qualidade de vida das crianças e de suas famílias.
De acordo com o Censo 2022, divulgado em maio de 2025 pelo IBGE, 2,4 milhões de brasileiros foram diagnosticados com autismo — o que representa 1,2% da população. A prevalência é mais alta entre crianças de 5 a 9 anos (2,6%), seguidas pelas faixas etárias de 0 a 4 anos (2,1%) e 10 a 14 anos (1,9%), o que evidencia a importância de abordagens terapêuticas voltadas para o público infantil.
Entre as tecnologias que vêm sendo aplicadas com sucesso estão os dispositivos de neuromodulação e fotobiomodulação transcraniana, capazes de atuar diretamente no cérebro para promover melhorias em aspectos como atenção, memória, linguagem, sono e controle da ansiedade. Os recursos são indicados não apenas para TEA e TDAH, mas também para distúrbios de linguagem, seletividade alimentar, traumatismo craniano e atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor.
Na capital baiana, a Clínica Day Fono se destaca como referência nesse tipo de abordagem, utilizando tecnologias inovadoras como o Pulsetto – dispositivo que estimula o nervo vago para promover relaxamento e equilíbrio do sistema nervoso –, e o BrainTap, que combina luz, som e frequências binaurais com foco na melhoria do foco e da qualidade do sono.
Outro equipamento de ponta utilizado na clínica é o capacete de fotobiomodulação transcraniana, tecnologia desenvolvida por pesquisadores de Harvard, que atua na reabilitação sensório-motora, sendo eficaz especialmente em casos de autismo, distúrbios da linguagem e lesões cerebrais.
Para a Dra. Joseane Bouzon, fonoaudióloga responsável pela clínica, os novos procedimentos têm se mostrado poderosos aliados das terapias convencionais. “Conseguimos reduzir níveis de estresse e ansiedade, potencializando os resultados das sessões de fonoaudiologia, psicologia e outras terapias integrativas. São recursos que também beneficiam adolescentes, adultos e idosos com disfunções neurológicas, cognitivas ou emocionais”, explica a especialista.
Com resultados cada vez mais visíveis e sustentados por evidências científicas, a combinação entre tecnologia e reabilitação neurológica desponta como uma nova fronteira no cuidado à saúde mental e ao neurodesenvolvimento infantil — ampliando horizontes para um futuro mais inclusivo e saudável.
Foto divulgação/ ASCOM Corpo e Mente Vitória da Conquista vai receber uma manhã especial de saúde e bem-estar com a edição 2025 da corrida de rua Pu...
Foto: Leonardo Rattes / Sesab GOVBA No Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, a Bahia destacou um dos maiores ciclos de investimentos públicos em saú...
Foto: Divulgação / Cliagen Nesta sexta-feira, 8 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Colesterol, milhões de brasileiros convivem com um "assassino silencioso"...