Saúde

Setembro Amarelo: empresas integram saúde mental à cultura organizacional

Setembro Amarelo: empresas integram saúde mental à cultura organizacional
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

14/09/2024 1:00pm

Foto: Carlos Alberto Costa Viana

O mês de setembro, marcado pela campanha de conscientização e prevenção ao suicídio, tem motivado diversas empresas a intensificarem suas ações voltadas à saúde mental. No entanto, muitas organizações já estão adotando uma abordagem contínua, onde o bem-estar emocional é incorporado à cultura organizacional de forma permanente.

Um exemplo é o Grupo Sabin, que busca promover um ambiente de trabalho saudável e acolhedor, com foco em uma abordagem integral da saúde dos colaboradores. A diretora Administrativa e de Pessoas, Marly Vidal, destaca a importância de ações preventivas e de conscientização. “Nosso desafio diário é manter uma cultura de excelência e humanização em todas as relações. Cuidamos dos colaboradores para que eles possam cuidar dos nossos clientes”, afirma.

O programa Saúde em Dia, criado em 2021, é uma das iniciativas do Grupo Sabin, abrangendo a saúde física, mental e emocional. Além de palestras e workshops sobre temas como controle da ansiedade e prevenção da síndrome de Burnout, a empresa também conta com uma clínica in company e oferece acesso a um aplicativo, o Flowing, que auxilia os colaboradores na adoção de hábitos saudáveis e oferece serviços de telemedicina 24h.

A prática esportiva também é incentivada como uma forma de promover o equilíbrio emocional. Segundo o coordenador de Esportes do Sabin, Luís Carlos Pereira, atividades como corridas e ginástica laboral contribuem para a melhora na autoestima, controle do estresse e prevenção de doenças.

Com uma visão voltada para o bem-estar contínuo, o Grupo Sabin se destaca ao integrar saúde mental e física em suas estratégias, refletindo uma tendência crescente nas empresas que buscam cuidar de seus colaboradores além do ambiente de trabalho.