Saúde

SESAB alerta para risco de disseminação de variante de Manaus no São João

SESAB alerta para risco de disseminação de variante de Manaus no São João
Da Redação

Da Redação

18/06/2021 1:05pm

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emite um alerta para os 417 municípios sobre os riscos de festas e aglomerações no período de São João. A preocupação da pasta é com a disseminação da variante da Covid-19 denominada P1, originária de Manaus (AM), que atualmente é responsável por 80% das infecções na Bahia.

“Estamos uma situação de ocupação de UTI elevada, maior que 83%. Nós não temos a mesma capacidade de absorver a onda que vai acontecer após o São João como aconteceu em 2020, com aumento de 500% a 800% dos casos em algumas cidade do interior”, disse o secretário de Saúde da Bahia.

As festas também aumentaram as chances para o surgimento da variante indiana no estado. O Lacen-BA já realizou o sequenciamento de 257 amostras provenientes de pacientes de 98 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde da Bahia desde setembro de 2020 até 21 de maio de 2021. Até o momento não foi identificada nenhuma amostra com a variante indiana.

O titular da pasta estadual da Saúde ressalta ainda que menos de 40% dos baianos tomaram a primeira dose, o que significa que o uso de máscara, a higiene frequente das mãos e o distanciamento social ainda são as atitudes mais eficientes para evitar a contaminação pela Covid-19. “A tradição junina em nosso estado é forte, mas para salvar vidas se faz necessário alguns sacrifícios e evitar aglomerações é o principal deles”, afirma Vilas-Boas.