Saúde

Santa Izabel celebra 132 anos com inovação, história e olhar para o futuro

Referência nacional em medicina de alta complexidade, hospital reforça compromisso com o cuidado, a sustentabilidade e a formação de excelência na Bahia

Santa Izabel celebra 132 anos com inovação, história e olhar para o futuro
Jacson Gonçalves

Jacson Gonçalves

29/07/2025 6:13pm

Fotos: acervo Santa Casa.


O Hospital Santa Izabel completa 132 anos nesta quarta-feira (30), reafirmando seu protagonismo no cenário da saúde baiana e nacional. Localizado no coração de Salvador, no bairro de Nazaré, o hospital celebra a data com uma cerimônia inter-religiosa, marcada para às 8h30, na capela da instituição — um gesto simbólico de renovação do compromisso com a vida, a ciência e o cuidado humanizado.


Com trajetória marcada por pioneirismo, o Santa Izabel acumula importantes conquistas: da primeira transfusão de sangue na Bahia à fundação da Liga Bahiana Contra o Câncer, sem deixar de lado sua vocação formadora, responsável por gerações de especialistas. Nos últimos anos, a instituição intensificou os investimentos em tecnologia e infraestrutura, transformando-se em referência nacional em bioimagem, medicina intensiva, nuclear e cirurgia robótica.


A partir de agosto, o hospital se tornará um dos poucos do Brasil a operar com duas plataformas robóticas de quarta geração, consolidando sua posição de vanguarda. “É o hospital do amanhã tomando forma hoje”, resume José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia. A expansão também inclui a nova recepção principal e o Centro de Transplante de Medula Óssea, que já realizou 19 transplantes em menos de um ano.


Com 493 leitos, sendo 144 de UTI, hospital-dia, centro de hemodinâmica e um moderno centro cirúrgico com 15 salas, o Santa Izabel realiza cerca de 20 mil atendimentos por mês. A instituição ainda se destaca na atenção primária, no cuidado oncológico e na sustentabilidade: antecipou em cinco anos sua meta de redução de 50% das emissões de gases do efeito estufa e é finalista do IHF Awards, com cerimônia marcada para novembro, em Genebra.