Saúde

Sabin apresenta estudos e inovações no maior congresso de medicina laboratorial do mundo

O AACC Annual Scientific Meeting & Clinical Lab Expo aconteceu na Califórnia (EUA)

Sabin apresenta estudos e inovações no maior congresso de medicina laboratorial do mundo
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

04/08/2023 7:25pm

Pelo 19º ano consecutivo, o Grupo Sabin marca presença no maior congresso de medicina laboratorial do mundo, o AACC Annual Scientific Meeting & Clinical Lab Expo. Neste ano, o evento aconteceu entre os dias 23 e 27 de julho, na Califórnia (EUA), e teve como tema “We Are One”, que traz a proposta de questionar, desafiar e compartilhar ideias. Além de uma equipe de profissionais, o Sabin levou cinco trabalhos que foram selecionados para serem apresentados e discutidos no evento.

O encontro é realizado pela American Association for Clinical Chemistry (AACC), que, após 75 anos, passa a ser chamado ADLM – Association for Diagnostics & Laboratory Medicine. A instituição é uma organização dedicada à ciência clínica-laboratorial aplicada à assistência médica, com atuação em educação profissional, advocacy e na promoção da colaboração entre os profissionais do segmento de medicina diagnóstica.

“Participar, junto com especialistas do mundo inteiro, dos debates e apresentações sobre o que tem de mais inovador na medicina diagnóstica faz parte da nossa constante busca pela qualidade e excelência nos nossos serviços” afirma a presidente-executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla, que esteve presente no evento junto com o diretor-técnico, Rafael Jácomo; a diretora-técnica de Expansão, Cyra Araújo; o diretor administrativo de expansão, Guilherme Oliveira; e o coordenador do setor de Genômica, Gustavo Barra.

Para Lídia, “participar desse fórum é sempre uma oportunidade de boas trocas, antecipando tendências e conhecendo as melhores práticas do setor em todo o mundo. E para nós, do Grupo Sabin, ver cinco trabalhos nossos apresentados neste evento é motivo de grande satisfação”. 

Trabalhos desenvolvidos no Sabin - Um dos trabalhos apresentados tem o título “A incorporação da triagem para citomegalovírus congênito ao teste genético neonatal realizado em swab de saliva: uma interseção entre genética humana e doenças infecciosas”. O artigo trata sobre a incorporação da triagem para citomegalovírus congênito no teste da bochechinha, uma das recentes inovações que a equipe de Genômica do Sabin Diagnóstico e Saúde disponibilizou ao mercado de análises clínicas em 2023.

Outro trabalho versa a respeito da implementação de detecção rápida de Monkeypox (varíola do macaco), que também foi realizada pelo Sabin durante a emergência de saúde pública ocasionada pela doença. Os especialistas do Núcleo Técnico Operacional (NTO), central que a empresa mantém em Brasília, desenvolveu uma metodologia que detecta o Monkeypox vírus por meio do material genético, com identificação específica para varíola dos macacos. 

A aplicação da tecnologia de automação de processos robóticos para automatizar a liberação de resultados de patologia e reduzir custos, tempo e mão de obra em um laboratório clínico;  a aplicação de metodologia lean no processamento de testes de eletroforese para reduzir o tempo de produção e, ainda, o benchmarking de bioinformática e ferramentas moleculares para variantes de número de cópias chamadas do genoma humano (uma visão detalhada de éxons únicos) foram os outros trabalhos apresentados no congresso, na Califórnia.

“Como referência em medicina diagnóstica, temos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento de novas metodologias e, para isso, investimos continuamente em pesquisa técnico-científica e atualização dos nossos colaboradores e os trabalhos que apresentamos trazem alguns dos resultados desses investimentos”, ressalta Lídia.