Saúde

Rotina noturna para crianças: como ajudar os pequenos a ter um sono tranquilo

Instrutora de yoga e meditação conta sua vivência com os filhos e dá dicas de como implementar a prática e ajudar os pequenos a relaxar

Rotina noturna para crianças: como ajudar os pequenos a ter um sono tranquilo
Da Redação

Da Redação

07/05/2021 2:50pm

O extenso período de isolamento social vem causando impactos não só na vida dos adultos, mas também na vida de crianças e adolescentes. A ansiedade e o estresse dos dias confinados em casa, sem o contato com outras pessoas e com o ar livre, estão refletindo no comportamento, nas emoções e até mesmo no sono dos pequenos, que se mostram cada vez mais agitados e inseguros na hora de dormir. Um estudo realizado com 320 crianças e adolescentes na província chinesa de Xinxim, revela que um dos efeitos psicológicos mais imediatos da pandemia são os problemas com o sono (21%), seguidos por pesadelos (14%) e desconforto e agitação (13%).

Levando em consideração que o período de sono é de extrema importância para os pequenos, já que é durante o descanso que eles desenvolvem a parte intelectual e cognitiva, além de ser o horário em que ocorre a liberação do hormônio do crescimento, implantar uma rotina noturna pode ajudar e muito a criar uma sensação de segurança e ajudá-los a relaxar e descansar.

Segundo Daniela Mattos , instrutora de yoga e meditação, a mente está sempre absorvendo o meio, mesmo enquanto dormimos, e, desta forma, o yoga, alguns óleos essenciais e mantras podem ajudar a criança a desconectar do estresse do dia a dia e fazer com que a mente trabalhe de modo mais leve. Além disso, a diminuição de luzes e do uso de aparelhos eletrônicos nesse horário também pode ajudar, já que essas interferências afetam a percepção do cérebro sobre ser manhã ou noite.

Daniela começou a introduzir a rotina noturna na vida dos filhos quando ainda eram bem novos - a mais velha tinha 3 anos e o mais novo apenas 1 - e hoje, ambos se sentem mais tranquilos e seguros na hora de ir para a cama. "A rotina ficou mais gostosa e eles não têm mais o hábito de dormir apenas segurando minhas mãos", conta ela.

Para ajudar outros pais a alcançar o sucesso na hora da soneca, Daniela compartilha alguns hábitos que usa com os filhos. "Depois que coloco as crianças na cama, preparo o difusor de aromas com óleos essenciais. Geralmente uso lavanda, mas, vez ou outra, troco por outros óleos que também ajudam a dormir tranquilamente. Em seguida, digo quatro afirmações para eles - você está seguro, você é amado, você é inteligente e você é gentil -, que são para os quatro primeiros chakras da raiz até o coração, e coloco um mantra bem baixinho para tocar e eles acabam adormecendo enquanto escutam".

Se você acha que essa rotina não é para todos, Daniela diz que basta experimentar e deixar as crianças participarem: "chame-as para escolher os óleos, pergunte qual cheirinho elas gostam mais, ou qual o mantra elas querem escutar naquela noite - se o ritmo for mais agitado, diga que é um mantra para dançar ou brincar, não para dormir. O meu menino, por exemplo, adora escolher mantras diferentes toda à noite, já a minha menina é mais focada nos óleos que passamos na pele e gosta do processo.

E não pense que é preciso esperar muito para dar o primeiro passo rumo a rotina de sono perfeita, Daniela conta que escutar os mantras durante a gravidez já ajuda bastante a criar hábitos.

Sobre Daniela Mattos @danielamattos_yoga

A Daniela Mattos é instrutora de yoga e meditação em português e inglês para adultos e crianças. Especializada em Kundalini Yoga, possui certificação de yoga infantil pelo Radiant Child Yoga com a Shakti Khalsa, Reiki 1 e 2 com o Mestre Brian Brunius e Cursos de Astrologia com a Rebecca Gordon em NYC. Também possui Bachelor of Science em Biotecnologia pelo Rochester Institute of Technology.