Com foco em estratégias de autocuidado e saúde mental através da música o Professor, Psicólogo, Palestrante e Músico, Valney José lidera o projeto Diálogos Musicados sobre Saúde Mental, que já percorreu em média 100 cidades do estado da Bahia em dois anos, com expansão em fevereiro deste ano (2023), percorrendo 24 cidades.
O projeto inovador teve início durante a pandemia e se expandiu na internet através de uma live que resultou em mais de dez mil acessos, trazendo a conversa do digital para palestras presenciais.
“Começamos na internet, em seguida fomos para diálogos com professores e estudantes de escolas públicas e privadas e também com algumas empresas visando refletir e promover a saúde mental das pessoas”, conta Valney.
O Relatório Mundial de Saúde Mental de 2022, divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) , traz dados alarmantes sobre a piora dos transtornos mentais em todo o mundo, com aumento superior a 25% dos novos casos de depressão e ansiedade. No Brasil temos 18,6 milhões de ansiosos e 13,5% deprimidos, segundo a OMS, "a maior revisão da saúde mental mundial desde a virada do século".
“Saúde mental é para ser tratada com responsabilidade, sem passar receitas prontas, métodos milagrosos e nem convencer ninguém a nada. Meu objetivo é possibilitar reflexões profundas com a leveza e a potência da Música aliada a Psicologia. A saúde mental não pode ser silenciada e a arte musical nos ajuda a falar sobre estratégias de autocuidado e do cuidado com os outros de uma maneira leve e descontraída”, Finaliza Valney.
Organizações estão buscando, através dos Diálogos Musicados com Valney, promover a reflexão sobre saúde mental e acolhimento. Um encontro terapêutico de trocas, compartilhamento sobre a vida, estratégias para lidar com emoções e possibilidades de ser e estar no mundo com equilíbrio de maneira mais leve.