Saúde

Pfizer: Vacina parece ser eficaz contra mutação chave de novas variantes

Pfizer: Vacina parece ser eficaz contra mutação chave de novas variantes
Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

08/01/2021 9:20am

A vacina contra a Covid-19 da Pfizer-BioNTech parece funcionar contra uma mutação chaveque integra as novas variantes descobertas no Reino Unido e na África do Sul, de acordo com um estudo de laboratório conduzido pela farmacêutica norte-americana e citado pela Reuters.

estudo da Pfizer e cientistas da University of Texas Medical Branch, ainda não revisto por pares, indicou que a vacina foi eficaz na neutralização do vírus com a chamada mutação N501Y da proteína spike.

Acredita-se que a mutação pode ser responsável por uma maior transmissibilidade. A acrescentar, havia a preocupação de que também pudesse fazer com que o vírus resistisse à neutralização de anticorpos provocada pela vacina, disse Phil Dormitzer, um dos principais cientistas de vacinas virais da Pfizer.

O estudo usou amostras de sangue de 20 pessoas que receberam a vacina da Pfizer e da alemã BioNTech, concluindo que os anticorpos resistiram com êxito às novas variantes, nos testes realizados em laboratório. As descobertas são limitadas, porque a investigação não examina o conjunto completo de mutações encontradas nas variantes.