Saúde

Pets ajudam na prevenção ao suicídio

Pets ajudam na prevenção ao suicídio
Da Redação

Da Redação

10/09/2021 10:30am

Nesta sexta-feira (10/09) é Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que tem o objetivo de prevenir e reduzir os números das estatísticas de suicídio no Brasil. A Mundo Pet convidou a psicóloga Marina Bezerra, e a médica veterinária da rede de petshop, que atende na sede de Fortaleza, no Ceará, Carla Patrícia para falarem sobre a doença, a presença de pets neste momento tão delicado e como a companhia dos animais de estimação pode ser benéfica para o tratamento. A mediação fica por conta de Géssica Almeida, analista de Gente e Gestão da Mundo Pet.O evento online ocorrerá às 19h, pelo instagram @mundopetbrasil.

“Falar sobre o assunto é muito importante porque no Brasil tem um alto índice de pessoas com depressão. Tudo que a gente puder contribuir para auxílio na saúde mental, será válido. Nessa live, vamos falar sobre o que é uma depressão, diferenciando-a de uma simples tristeza comum. Assim vamos espalhar informações suficientes para diminuir o índice de suicídio”, explica a terapeuta cognitiva comportamental, Marina Bezerra.

Estudo realizado por cientistas da Universidade de Toledo, nos Estados Unidos descobriu que, após um ano de adoção, os participantes do estudo apresentaram uma melhora significativa na depressão, ansiedade e sentimento de solidão. Esses animais são classificados como animais de apoio emocional e, diferente dos de serviço, não precisam de treino ou certificado para ajudar os humanos.

“O contato direto com os pets estimula a produção e liberação de neuro receptores como a dopamina, ocitocina, serotonina e feniletilamina e hormônios que agem como neuro receptores e desencadeiam as sensações de prazer, regulam o sono e produzem sentimentos de apego e afeição”, explica a médica veterinária da Mundo Pet Brasil, Carla Patrícia, que tem especialidade em Clínica Médica e Cardiologia de Pequenos Animais.