Saúde

Outubro Rosa: ações gratuitas promovem campanha contra câncer de mama em comunidades de Salvador

Outubro Rosa: ações gratuitas promovem campanha contra câncer de mama em comunidades de Salvador
Da Redação

Da Redação

07/10/2021 12:30pm

Com a proposta de chegar em comunidades e bairros de Salvador que normalmente não recebem campanhas de saúde, o Outubro Rosa para Todas e Todos da UNIFACS vai levar orientações e serviços de saúde para incentivar a prevenção e diagnóstico do câncer de mama e colo de útero. A iniciativa vai oferecer orientação de profissionais e estudantes dos cursos de medicina, serviço social, estética, psicologia e enfermagem.


A primeira ação vai ser uma live com o tema “Como o Outubro Rosa chega para as Pessoas Trans” nesta quinta-feira (7). A coordenadora do projeto, Suzana Coelho, explica que, além das tradicionais feiras de saúde, a campanha busca também levar a discussão da saúde de homens trans.


"É um tema muito sensível, muitas vezes os planos de saúde e até o serviço público não estão preparados para atender pessoas trans. Por isso eles evitam ir em consultadas com ginecologista, por exemplo, então por isso é necessário incluir esse público também no evento", afirma a Profa. Suzana.


Após a palestra, a programação segue ao longo de todo o mês de Outubro. Estão previstas ações como, uma Feira de Saúde, para o Terreiro Axé Abassá de Ogum, no bairro de Itapuã. Uma oficina temática na Associação Beneficente e Recreativa do bairro da Felicidade. E completam a programação uma roda de conversa na Associação das Profissionais do Sexo da Bahia, no Pelourinho, e uma ação informativa na Feira de São Joaquim. Além da UNIFACS, o evento terá a participação ainda da Rede AFETO e a LASM (Liga Acadêmica de Saúde da Mulher).


Para a coordenadora do projeto, é muito importante o trabalho presencial, seguindo os protocolos de segurança. “A ideia é ir para comunidades onde ferramenta digital não chega de forma plena. Isso me incomodou muito no ano passado, pois não conseguimos chegar em alguns lugares, então neste vamos levar para algumas comunidades que tem e dificuldade de acesso à tecnologia”, completa Suzana.


SERVIÇO

O que: Outubro Rosa para Todas e Todos

Quando: Ao longo de todo o mês de agosto

Onde: Canal no Youtube “UNIFACS com Saúde”, Itapuã, Felicidade, Pelourinho, e Feira de São Joaquim (30)