Saúde

Osteoporose não é assunto apenas para a terceira idade

Doença está ligada ao envelhecimento, mas também pode ocorrer entre os mais jovens, alerta especialista

Osteoporose não é assunto apenas para a terceira idade
Da Redação

Da Redação

21/10/2021 2:05pm

Ontem (20) foi o Dia Mundial da Osteoporose, doença facilmente associada à terceira idade, pode ocorrer também nos jovens, alerta o ortopedista do Sistema Hapvida  Dr. Carlos Eduardo Ferreira. "Por essa razão, é preciso estar atento às formas de prevenir, combater e tratar a doença, e o Dia Nacional e Mundial da Osteoporose, celebrado nesta quarta-feira, 20 de outubro, tem justamente esse objetivo". 

A osteoporose é causada pela diminuição da massa óssea no corpo, tornando-os mais frágeis, o que pode levar a fraturas, e é normalmente nessa situação que se descobre a maioria dos casos. Além disso, fatores como o isolamento que levaram à diminuição da absorção de vitamina D e ao abandono de práticas de exercício físico contribuem para dificuldade de absorção óssea e aumento de quedas que levam a fraturas. 

A prevenção é feita pensando em como evitar a perda de massa óssea, logo uma boa ingestão de cálcio é necessária, e o ortopedista explica que  "Esse nutriente pode ser encontrado em leite e derivados, no consumo de verduras e folhas, principalmente as escuras, como brócolis, espinafre e couve. Outro ponto importante é a exposição ao sol de uma forma moderada. Vinte a trinta minutos de um banho de sol entre as seis e onze horas da manhã, já ajuda consideravelmente nessa absorção de cálcio e de vitamina D". 

Assim, auxiliado de exercícios físicos e cuidados diários é possível evitar problemas futuros acarretados pelas más práticas do eu jovem.