Saúde

O aumento da Flurona é decorrência da sazonalidade da Influenza e dos navios turísticos com contaminados de Covid, diz secretária de Saúde

O aumento da Flurona é decorrência da sazonalidade da Influenza e dos navios turísticos com contaminados de Covid, diz secretária de Saúde
Da Redação

Da Redação

06/01/2022 1:30pm

A secretária estadual de saúde Tereza Paim, em entrevista ao programa Nova Manhã, da rádio Nova Brasil FM (104,7 FM) falou sobre o aumento da Flurona, doença já citada aqui na Let’s Go Bahia, que se trata da junção do vírus da gripe ao da Covid-19. 

O aumento, segundo a secretária, se deve à sazonalidade da Influenza e dos navios turísticos contaminados de Covid que estão suspensos pela Anvisa no porto da capital. A Bahia já vem enfrentando a crise da gripe, o que torna preocupante um cenário contaminado por ambos os vírus. 

"Estamos passando por um momento muito delicado, pós-festas , turistas que chegaram em navios e estavam contaminados com Covid, turistas que descem na Bahia e com tudo isso uma provocação de um aumento  do número de contaminados com Covid. Além disso, há uma sazonalidade da Influenza fora de época e nós estamos vivenciando esse aumento de contaminados do H3N2 e uma contaminação dupla", afirma Tereza Paim. 

Segundo a Sesab, até o dia de hoje (6) já foram registrados oito casos de Flurona no estado baiano. Quanto a Covid-19 foram registrados 705 casos nas últimas 24 horas (taxa de crescimento de +0,06%), neste cenário a titular da Sesab relembra as medidas de proteção. 

"Nós sabemos como fazer a proteção, que é não aglomerar, usar a máscara, fazer higiene das mãos e o distanciamento, além disso, buscar a unidade de saúde se tiver sintomas gripais e se vacinar. Já estamos há dois anos falando sobre isso e a população tem que entender que a única forma de evitar é ter adesão, agora teremos as crianças sendo vacinadas", explica.

Ela também relembra a importância de estar atento aos sintomas, principalmente sintomas gripais em crianças, gestantes  ou idosos deve-se procurar o posto de atendimento para conseguir medicação adequada caso seja Influenza, ou realizar um teste apropriado. 

Até o momento a Bahia possui 10.804.226 pessoas vacinadas com a primeira dose, 261.041 com a dose única, 8.828.555 com a segunda dose e 1.470.366 com a dose de reforço.