Saúde

Nutricionista dá dicas para não exagerar nas comidas típicas juninas

Nutricionista dá dicas para não exagerar nas comidas típicas juninas
Da Redação

Da Redação

03/06/2022 11:30am

No mês de junho é comemorado uma das festas típicas mais populares do Brasil, o famoso São João. A festa, que faz parte da cultura do país, é conhecida pela quadrilha, pelo forró e pelas tentações gastronômicas. Canjica, pamonha, milho cozido, munguzá, paçoca, arroz doce, pé de moleque, cocada, quentão e amendoim cozido. São tantas alternativas que fica difícil escolher o que comer neste período. Mas como aproveitar todas essas delícias que a época pede sem exageros e sem sair da dieta? Assim como na alimentação do dia-a-dia, nas festas juninas não é necessário restringir os alimentos, deixar de comê-los. O que precisa ser feito é o consumo com moderação. 

Segundo a *nutricionista Carolina Dias*, fundadora da clínica Carolina Dias e do programa Mereço+, a dica é manter as refeições equilibradas no dia a dia e deixar para comer os alimentos mais calóricos somente na hora das festas. “Antes de sair de casa, o ideal é fazer uma refeição dentro da dieta. Assim, a fome ficará mais controlada. Na rua ou casa de amigos e familiares, em vez de comer uma porção de cada doce ou salgado, monte um prato com um pouco de cada alimento, mas tente não repetir. Se mesmo assim não resistir às tentações, não se sinta culpado nem desista do controle. No dia seguinte volte ao seu cardápio normal e pode fazer uso de chás detox ou para desinchar. Um dia isolado de excesso não leva ao aumento de peso”, comentou a especialista.

Preparando a mesa

Caso você decida preparar alguma comida típica, existem algumas dicas na hora do preparo para minimizar as calorias e deixar os pratos mais saudáveis. Trocar alguns ingredientes por outros é uma boa opção. “Podemos substituir o leite integral usado nas receitas por leite vegetal ou, no último caso, leite desnatado. O açúcar será substituído por adoçantes naturais como xilitol ou Stevia e a manteiga por manteiga Ghee”, instrui Carolina Dias.