Saúde

Naspec realiza campanha informativa em prol do Outubro Rosa

Naspec realiza campanha informativa em prol do Outubro Rosa
Da Redação

Da Redação

21/10/2021 4:00pm

Este mês é marcado pela luta contra o câncer de mama, e a Naspec (Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer) está realizando uma campanha informativa para mulheres em tratamento no SUS. 

O tema da campanha é ‘A Jornada da Mulher no Enfrentamento contra o Câncer.’ e irá distribuir cartilha informativa gratuita da Jornada da Mulher Usuária do SUS, buscando discutir e apresentar a importância do diagnóstico precoce e as dificuldades enfrentadas no tratamento, multiplicando a informação e fortalecendo a busca por ajuda. 

Neste ano, a campanha contará ainda com o lançamento da Formação da Rede Baiana de Saúde da Mulher, focada em políticas públicas para ações de advocacy.  Como parte da programação da ação, o núcleo realiza campanha digital e uma série de lives abertas ao público, através do perfil @naspecnucleo, e a primeira trará a temática ‘A Importância do Apoio Psicológico no Enfrentamento ao Câncer de Mama’. 

Romilza Medrado, fundadora e diretora da NASPEC, reconhece a dificuldade encontrada na busca do atendimento pelo SUS e a incompatibilidade com a rotina familiar e profissional, “Além disso, ainda dispomos de poucas ofertas para mamografias, indisponibilidade de ofertas de ultrassonografia, consultas com mastologistas e biópsias”, frisa. 

Por isso a campanha é essencial para somar esforços com a população em promoção da saúde “Para aumentar nosso alcance, teremos a participação de associações e centros comunitários, universidades e faculdades, grupos informais interessados, profissionais de saúde, secretarias de saúde, em Salvador e interior da Bahia”, destaca Romilza Medrado.